cnc
sesc
senac

Fecomércio Pará estima aumento nas vendas de produtos e serviços no veraneio de julho

Home / Notícias / Fecomércio Pará estima aumento nas vendas de produtos e serviços no veraneio de julho

Fecomércio Pará estima aumento nas vendas de produtos e serviços no veraneio de julho

03/07/2018 11:01:28

Na Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (CNC/Fecomércio PA), 53% dos consumidores paraenses afirmaram que pretendem comprar mais nesse mês de julho do que compraram ano passado; 21,6% igual ano passado e 21,4% afirmaram que pretendem comprar menos; 3,2% não sabem ou não responderam. Entretanto, essas são informações sobre a intenção de compras considerando as compras em geral.

Na análise da Fecomércio PA, com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), constata-se que em julho de 2016 (ano de acentuada crise), as vendas declinaram -15,3%; em julho de 2015 foram -1,8% e em 2017, ano em que a economia começou a reagir, o comércio no mês de julho vendeu 4,7% a mais do que o volume comercializado em julho de 2016.

Considerando essa trajetória positiva das vendas no mês de julho de 2017 e a continuidade de recuperação das vendas em 2018, cujo aumento no quadrimestre é de 3,8% para o comércio varejista restrito e de 6,7% para o comércio ampliado, a estimativa da Fecomércio PA é a de que as vendas neste julho de 2018 sejam superiores às realizadas no veraneio do ano passado, tanto para os resultados do comércio em geral, quanto para os produtos específicos da época do verão e das férias tradicionais.

Com o momento atual de férias e veraneio amazônico e incentivo da copa em alguns dias de julho, é possível que os estabelecimentos que comercializam artigos de veraneio em geral como vestuário, óculos, chapéus, protetores solar e serviços de alimentação, lanches e bebidas, diversão e lazer, obtenham crescimento nas vendas no mês de julho de 2018, bem acima dos resultados de todos os ramos de atividade, entre 8% e 10% para artigos e serviços específicos. Para o comércio em geral a projeção é de crescimento entre 4,5% a 6%.

Também colaboram para esta possibilidade de expansão das vendas de produtos e serviços relacionados ao veraneio, as promoções reais que se observam no comércio, com descontos e promoções para os consumidores oferecidos pelos comerciantes como estratégias para conquistar parcela importante da demanda, além de brincadeiras, jogos e atrações diversas direcionadas a “encantar” a clientela e “atrair” crianças, jovens e adultos para os shoppings de Belém.

Texto: Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica

Galeria de imagens