cnc
sesc
senac

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor paraense registra pequena redução

Home / Notícias / Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor paraense registra pequena redução

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor paraense registra pequena redução

22/10/2018 11:12:35

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC - CNC/Fecomércio PA) registrou no mês de setembro de 2018, pequeno decréscimo de 0,9 pontos percentuais na taxa de famílias endividadas no Pará, em comparação com agosto de 2018. O percentual de consumidores com dívidas a pagar em setembro de 2018 ficou em 54,2% e no mês anterior essa taxa era de 55,5%. Contudo, o percentual de endividamento no mês de setembro (54,2%) cresceu significativamente na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro de 2017), quando 39,6% das famílias possuíam dívidas contraídas como resultado de compras realizadas para serem pagas em diversas parcelas.

Esse aumento no endividamento em setembro de 2018 em comparação com setembro de 2017 se explica, em parte, em função da redução mais intensa que ocorreu na demanda por compras no ano de 2017 em relação ao comportamento do consumidor em 2018, visto que parte dos consumidores voltaram a realizar ou aumentar o volume de compras. Assim, o volume de vendas do comércio varejista no Pará cresceu 6,9% no período de janeiro a agosto de 2018 e em 2017, nesse mesmo período, as vendas do comércio paraense haviam decrescido -2,3% (dados PMC IBGE). A trajetória de redução nas taxas de juros a partir do final de 2017 também contribuiu para a evolução na modalidade de compras parceladas e alguns sinais de recuperação da economia no início do ano criaram expectativas e motivaram a demanda.

Porém, as expectativas não se confirmaram integralmente e a situação atual já configura um cenário preocupante para as possibilidades de venda e consumo, pois a Intenção de Consumo das Famílias (ICF - CNC/Fecomércio PA) permanece com índice de 70,4 pontos, ou seja, mesmo com aumento na demanda em 2018, os consumidores estão comprando menos do que desejariam. Além disso, soma-se aos juros do crediário e financiamentos ainda elevados - apesar das reduções na taxa Selic - a lenta recuperação do mercado de trabalho e da economia. O comprometimento de 28,7% da renda mensal das famílias com dívidas contraídas anteriormente e a inadimplência que na pesquisa PEIC registrou que dos 54,20% endividados, 28,9% estavam inadimplentes em setembro de 2018. Desse modo, espera-se que com os recursos adicionais de 13º salários e outras fontes de renda, esses percentuais de contas em atraso possam ser reduzidos significativamente.

De todo modo, observa-se uma certa preocupação dos consumidores em controlar mais as dívidas para que não se acumulem em volume e dias em atraso, dado que em setembro de 2017, a inadimplência estava em patamar bem superior: 35,70%. Dentre os principais tipos de dívida, a pesquisa revela que o cartão de crédito (85,5%) é a modalidade mais utilizada pelos consumidores que contraíram dividas ao realizar suas compras parceladas, seguido de carnês (15,1%), crédito pessoal (13,8%), crédito consignado (5,5%), financiamento de carro (4,9%), cheque especial (3,8%). Além desses, há diversas outras formas de endividamento não especificados (5,5%).

Texto: Lúcia Cristina Lisboa / Assessora Econômica

Galeria de imagens