Reunião de diretoria define metas para Planejamento Estratégico

Home / Notícias / Reunião de diretoria define metas para Planejamento Estratégico

Reunião de diretoria define metas para Planejamento Estratégico

05/12/2018 09:59:03

O conselho de representantes e a diretoria da Fecomércio PA promoveu na sexta-feira (30) a última reunião de diretoria do ano de 2018. O encontro também serviu para dar continuidade ao projeto de Planejamento Estratégico da federação, que irá nortear e definir as ações da gestão eleita para o quadriênio 2018 - 2022. A reunião contou com a participação dos diretores da entidade, da assessoria econômica e foi comandada pelo presidente do Sistema Fecomércio Pará / Sesc / Senac, Sebastião Campos.

A primeira reunião de Planejamento Estratégico ocorreu no dia 28 de agosto, com apresentação da empresa TZU - Consultoria e Inteligência Gerencial, sob a orientação dos consultores Marinoel Manolo de Sousa e Gualter de Oliveira Rocha. A coordenação do Planejamento Estratégico fica sob a responsabilidade do vice-presidente da Fecomércio PA, Alberto Oliveira, com acompanhamento da assessora econômica da entidade, Lúcia Cristina Lisboa.

O segundo encontro foi realizado no dia 10 de setembro, com apresentação da metodologia do planejamento feita pelo consultor Manolo Souza, seguida da palestra "Perfil Institucional da Fecomércio PA, projetos e atividades", proferida pela assessora econômica Lúcia Cristina Lisboa. Além das reuniões com a diretoria da Fecomércio PA, foram realizados workshops com os funcionários de todos os setores da federação, bem como com os diretores e membros do conselho de representantes.

Planejamento Estratégico

O projeto de Planejamento Estratégico iniciado pela Fecomércio PA contará com sistema de gestão utilizado pela consultoria e será orientado pelos seis eixos que definem o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), que compreende os seguintes pontos: Relações Sindicais; Atuação Legislativa; Comunicação Institucional; Atuação Gerencial; Produtos e Serviços e Representação. Cada eixo ficará sob a responsabilidade de um ou mais diretores, que criarão um projeto avaliando pontos positivos e negativos referentes a cada um dos eixos.

Nesse sentido, o planejamento irá partir das avaliações de consenso do SEGS, onde cada coordenador de eixo apresentará um projeto que será validado pelo conjunto da diretoria. O objetivo é a reformulação da missão e valores da Fecomércio PA em busca da melhoria de sua atuação e representação, almejando ser reconhecida como a legítima entidade representativa do comércio de bens, serviços e turismo, além da proposição de ações que possam contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento do setor e garantir sua auto-sustentação da entidade.

Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA