Sindicom Marabá faz balanço do desempenho do comércio no final de 2018

Home / Notícias / Sindicom Marabá faz balanço do desempenho do comércio no final de 2018

Sindicom Marabá faz balanço do desempenho do comércio no final de 2018

04/01/2019 14:28:41

A última pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Fecomércio PA/CNC, apontou o aumento no volume de vendas do comércio varejista de janeiro a outubro de 2018. No período citado, as vendas no varejo registraram crescimento de 6,6% (varejo restrito) e 7,2% (varejo ampliado). No mesmo período de 2017, o desempenho das vendas era negativo em -0,1%.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom Marabá), Raimundo Neto, as vendas no comércio de Marabá no final de 2018 foram positivas, ainda que não tenha superado a expectativa dos empresários. "No geral, o desempenho das vendas foram positivos. Não foi aquilo que era esperado, mas foi superior ao desempenho de 2017" - pontuou.

O crescimento e a expansão do comércio em municípios circunvizinhos de Marabá também afetou o desempenho das vendas no município, é o que avalia o Sindicom Marabá. Esse impacto, contudo, não impediu que as vendas de final de ano fossem positivas, superiores às realizadas no ano de 2017.

Segundo o Sindicom Marabá, os segmentos que tiveram melhor desempenho nas vendas de final de ano foram vestuários, calçados, eletrônicos, alimentação e bebidas.

Ações para 2019

Entre as ações agendadas para o ano de 2019, o vice-presidente da entidade destaca que o sindicato estará voltado para questões relacionadas às relações trabalhista e campanha de incentivo ao consumo. "Temos ações a serem desenvolvidas para filiação de novas empresas ao quadro de associados da entidade e o acompanhamento de ações da gestão municipal que fortaleça o comércio local, dentre elas, o combate ao comércio em logradouros públicos"  - afirmou.

Texto: Cecom Fecomércio PA