cnc
sesc
senac

Em janeiro, confiança do comércio atinge maior alta para o mês em cinco anos

Home / Notícias / Em janeiro, confiança do comércio atinge maior alta para o mês em cinco anos

Em janeiro, confiança do comércio atinge maior alta para o mês em cinco anos

23/01/2019 11:13:40

Os empresários brasileiros do comércio estão mais confiantes no mês de janeiro, é o que aponta a mais recente pesquisa que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice alcançou 120,9 pontos, a quinta alta mensal consecutiva e o melhor desempenho em início de ano desde 2014. A cada quatro empresários ouvidos, três pretendem realizar mais contratações nos próximos meses e 46% mostraram-se dispostos em investir na ampliação ou abertura de novas lojas.

Fatores como a queda no desemprego ajudaram a impulsionar a confiança dos empresários no início de 2019. “A valorização do real nas últimas semanas, a desaceleração dos preços e a atual trajetória de queda do desemprego favorecem o consumo neste início de ano, justificando a percepção mais positiva das vendas por parte dos empresários do comércio” - apontou o economista-chefe da CNC, Fábio Bentes.

Dos cerca de seis mil empresários ouvidos pela pesquisa, 94,0% acreditam na melhoria das condições econômicas para os próximos meses, representando o maior percentual de expectativa positiva em relação à economia desde 2011. Também houve aumento no subíndice que avalia a intenção de investimentos (4,2%) e a intenção de contratação no comércio (6,6%). Entre os entrevistados, 74,6% declaram estar propensos a contratar mais funcionários nos próximos meses, representando o maior percentual de intenção de contratações para o mês de janeiro desde 2011.

Texto: Cecom Fecomércio PA / Com informações CNC

Galeria de imagens