Fecomércio PA participa de homenagem ao Economista do Ano 2018

Home / Notícias / Fecomércio PA participa de homenagem ao Economista do Ano 2018

Fecomércio PA participa de homenagem ao Economista do Ano 2018

28/02/2019 13:57:17

A assessora econômica da Fecomércio Pará, Lúcia Cristina Lisboa, representou o presidente da entidade no evento que homenageou o Economista do Ano 2018, ocorrido na última terça-feira (26), no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). O evento foi promovido pelo Sindicato dos Economistas do Estado do Pará e contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Economia (Corecon PA/AP), do diretor regional da Federação Nacional dos Economistas, Prof. Dr. Edson Roffé, representantes da FINEP, UPFA, entidades de classe, entre outros. Além do Economista do Ano 2018, o evento premiou o "Melhor Ensaio Econômico do Curso de Economia da UFPA".

O homenageado foi o economista e professor Dr. Wilton dos Santos Brito, amplamente reconhecido como um grande formador de profissionais de economia no Estado do Pará. Na ocasião, entidades de classe como Fecomércio PA, Fiepa e Faepa foram convidadas para falar sobre a importância dos trabalhos do economista. De acordo com a assessora econômica da Fecomércio PA, Lúcia Cristina Lisboa, Wilton Brito possui relevantes contribuições para o desenvolvimento do Estado do Pará. "A importância de Wilton Brito se reflete em diversos projetos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado do Pará e em suas proposições em defesa da economia estadual. Ademais, possui relevante atuação como professor e como responsável por um dos maiores escritórios de projetos do estado, o Econorte" - afirmou a economista.

Ainda de acordo com a assessora da Fecomércio PA, Wilton Brito elaborou importantes projetos quando esteve à frente da Econorte. "Nesse período, foram elaborados projetos que possibilitaram a implantação de muitas indústrias  e captação  de recursos para empresas do setor de comércio e serviços, além de projetos para o BNDES, Banco da Amazônia e SUDAM. Além disso, foi um dos idealizadores do Centro de Indústrias do Pará (CIP), que hoje faz parte da Fiepa" - explicou.

Também esteve presente o gerente do Departamento Regional do Norte da FINEP, Rodrigo da Silva Lima, que falou sobre as linhas de financiamento disponíveis para as empresas. Em nome do presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, a assessora econômica da Fecomércio PA estendeu o convite para que a FINEP realizasse uma apresentação na Casa do Comércio, destacando as linhas de financiamento, formas de acesso, condições de operacionalização, entre outros assuntos.

Em sua fala, o homenageado agradeceu e proferiu uma aula sobre a formação da história econômica do Estado do Pará e da Amazônia, destacando a importância das entidades de classe nas proposições e ações em prol do Pará, da importância da academia na formação dos profissionais e alertou para a o entendimento que os governos devem dar a projetos que garantam a infraestrutura do Estado.

O Sindicato dos Economistas do Estado do Pará esteve representando pelo presidente da entidade, o economista Alberto Tobias. O Corecon PA/AP foi  representado pelo conselheiro Paulo Sérgio da Silva.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA