Home / Notícias / Membros do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA tomam posse

07/05/2019 13:38:25

Tomaram posse na noite de ontem (06), no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, os membros do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur PA) da Fecomércio PA. A cerimônia de posse foi precedida pela apresentação da Orquestra Jovem Sesc Casa da Música, sob regência do maestro Rodrigo Moraes. A mesa  de abertura foi composta pelo presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sesc e Senac, Sebastião Campos; pelo presidente do Sindilojas Belém e coordenador do Cetur PA, Joy Colares; pelo diretor da CNC e presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; pelo secretário adjunto de Turismo, André Dias, representando o governador do Pará; Victor Cunha, da Belém Tur, representando o prefeito de Belém. O evento também reuniu empresários e representantes de 22 entidades que compõem o Cetur PA.

Durante sua explanação, o presidente do Sistema Fecomércio Pará destacou a importância da instalação do Cetur PA, uma vez que apenas três estados da federação ainda não possuem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade instaurados. Outro ponto destacado por Sebastião Campos é que a Fecomércio PA passa a assumir o protagonismo na defesa dos interesses do setor turístico paraense. "Nós temos a satisfação e o orgulho de assumir o protagonismo do Turismo em nosso estado e não vamos medir esforços para que possamos ajudar a desenvolver essa importante atividade. Cumpre ressaltar que este conselho é composto especificamente por empresários do setor, diferentemente dos conselhos que existem e que, em grande parte, são conselhos que têm influência dos poderes públicos. Já os conselhos empresariais possuem maior autonomia, podendo desenvolver um trabalho mais eficiente, uma vez que são formados por entidades realmente interessadas no desenvolvimento do segmento" - pontuou Campos.

Posteriormente, o presidente do Sindilojas Belém e coordenador do Cetur PA, Joy Colares, exibiu um vídeo apontando dados e características do segmento turístico, ressaltando a potencialidade que o Brasil possui em termos de recursos naturais e culturais, podendo ser amplamente explorado pela atividade turística. Outro tema enfatizado ao longo do vídeo é a composição do Cetur, que reúne importantes entidades empresariais da cadeia produtiva do Turismo no Brasil, reafirmando o seu papel de forma empresarial e qualificando para o debate e formulação de propostas para o incremento do setor. O coordenador do Cetur PA também frisou as principais bandeiras do conselho, bem como a missão e visão que nortearão suas ações.

"A nossa missão é fomentar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo em nosso estado. Nossa visão é tomar à frente esse segmento para que todas as entidades que hoje tomam posse, possam se sentir junto conosco, protagonistas do desenvolvimento do Turismo. Nossa bandeira principal é fazer com que o Turismo seja reconhecido como uma atividade econômica fundamental para nosso Estado" - explicou Joy Colares.

Ainda de acordo com Joy Colares, o Cetur PA trabalha com uma meta de ações em sete segmentos, tais como capacitação, estruturação dos pólos turísticos, observatório do turismo no Pará, entre outros. "Já temos um roteiro de ações. A primeira reunião será traçar essas prioridades e ver quais os parceiros nós iremos acionar em um primeiro momento. Nossa ideia é fazer negócios e gerar melhores condições para realização de negócios" - explicou. Segundo Joy Colares, é necessário a participação conjunta do trade turístico nos eventos e feiras do segmento. "Os recursos são limitados, mas nós vamos tentar criar parcerias, e foi colocado aqui pelo presidente do Cetur nacional, a parceria da CNC no patrocínio e financiamento de alguns eventos" - ressaltou.

Durante sua intervenção, o presidente do Cetur nacional, Alexandre Sampaio, pontuou a necessidade de estabelecer uma sistemática de atuação integrada da iniciativa privada. "É importante que o empresariado esteja em uma posição uníssona, que discuta suas demandas, suas necessidades, seus posicionamentos e o melhor caminho para realizar os processos de encaminhamento ao poder público, seja ele estadual ou municipal. É fundamental que haja essa coesão e esse consenso do empresariado em todo o seu espectro de atuação no turismo brasileiro" - defendeu Sampaio.

A importância do Sesc e Senac para o Turismo

Sebastião Campos também falou sobre o papel fundamental dos braços sociais da Fecomércio, o Sesc e Senac, no apoio ao desenvolvimento do turismo. "O Senac Pará já fornece mão de obra para o mercado do turismo e, a partir de agora, estará ainda mais preparado para fornecer mão de obra qualificada para este segmento. Do ponto de vista do Sesc, a promoção de atividades como o Turismo Social também ajuda a fomentar a cadeia produtiva do Turismo no Estado. Nesse sentido, Sesc e Senac são fundamentais para promover esse desenvolvimento" - finalizou.

Integram o Cetur PA as seguintes entidades

Abac PA; Abrasel PA; Abeoc PA; Abih PA; Abrajet PA; Abla; BC & VB; Sindetur; Singtur; SHRBS; Sindiloc; Sindilojas Belém; Stabepa; Senac PA; Sesc PA; Sebrae PA.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA
Fotos: Veruscka Brizart