cnc
sesc
senac

O cotidiano paraense em imagens no Sesc

Home / Notícias / O cotidiano paraense em imagens no Sesc

O cotidiano paraense em imagens no Sesc

17/05/2019 08:47:38

O cotidiano paraense materializado em fotografias é o tema da exposição coletiva "Imagens Cotidianas", resultado da segunda versão do 'Incentivo à Fotografia Paraense'. A exposição é promovida pelo Serviço Social do Comércio no Pará (Sesc), por meio do Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, que teve abertura ao público na noite de ontem (14). A entrada é franca e a exposição segue até o dia 31 de maio.

A mostra é o resultado da segunda versão do Incentivo à fotografia paraense, que teve como objetivo principal valorizar e divulgar ensaios fotojornalísticos e documentais realizados no estado do Pará. A comissão de seleção foi formada pela fotógrafa Elza Lima e pelo fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, que após rigorosa análise dos portfólios enviados e considerando os critérios propostos no regulamento da ação, como originalidade, capacidade de comunicação de uma informação, ideia, história, qualidade técnica e unidade do conjunto apresentado (edição), elegeram os ensaios "Como a força das águas", do coletivo ‘Olhar fotográfico’, de Abaetetuba. Este ensaio conta com  fotografias de Marcelo Vaz, Sérgio Rodrigues  e Joanaldo Silva. "O corpo entre a alma e o Trabalho", de Rafael da Luz e "A-salto" de Ronney Alano, ambos residentes de Belém, vencedores  do Incentivo Imagens Cotidianas 2019.

Já os ensaios "Água boa", de Paula Giordano e "Portal da Amazônia", de Renata Negrão Moreira, foram agraciados com Menções Honrosas. A comissão decidiu destacar os ensaios "O que soa por ti", de Gilberto Guimarães Filho; "Guardadas", de Ednaldo Britto e "Cidade nua" (Kaos urbano), de Bruno Rafael Fotografia.Como a natureza desta ação é coletiva e possui o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica paraense, considerada uma das mais significativas do Brasil, o Sesc no Pará convidou todos os inscritos  para uma participação especial - um livro artesanal, que fará parte  da exposição  coletiva  montada a partir dos ensaios contemplados no incentivo.

Os inscritos que aceitaram o convite, são: Analice Amorim, Armando Ribeiro, Brenda Brito, Coletivo Maré - Daniel Da Silva Miranda E Sabrina Campos Costa, Claudio Pinheiro, Deia Lima, Everton Pereira, Felipe  Bandeira, Glenda Consuelo, Hugo Chaves, João Paulo Guimarães, Karina Martins,  Laura Figueiró, Letícia Valente, Luciano Cantanhede, Madalena Felinto Ramos, Mara Hermes, Marcos André, Manuel Argente,  Maycon Nunes, Nayara  Jinknss, Ney Marcondes, Oswaldo Forte, Pablo Fernandez, Priscila Salles, Uchôa Silva, Úrsula Bahia, Valério Silveira, Victor Peixe, Virgínia Brandão e Wisfredo Gama. 

Serviço

Exposição Imagens Cotidianas

Período da mostra:14 a 31/05

Horário de visitação:10h às 18h (Terça a Sábado)

Local:Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilho França, 522/523)

Fonte: Sesc no Pará

Galeria de imagens