cnc
sesc
senac

Fecomércio PA mantém otimismo quanto ao aumento nas vendas em junho de 2019

Home / Notícias / Fecomércio PA mantém otimismo quanto ao aumento nas vendas em junho de 2019

Fecomércio PA mantém otimismo quanto ao aumento nas vendas em junho de 2019

27/05/2019 11:23:27

De acordo com estudos da Fecomércio PA, com base na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF - Fecomércio PA/CNC), foi constatado que 59% dos consumidores paraenses pretendem comprar em junho deste ano em volume superior ou igual ao volume de compras realizadas em 2018. Isso significa que, dependendo do ramo de atividade, o volume de vendas comercializado pelo varejo do Estado do Pará deverá ser melhor que o  desempenho do setor em 2018, sobretudo nos estabelecimentos que comercializam produtos sazonais, como os alimentos utilizados em comidas típicas da época ou produtos já prontos, artigos de vestuário, enfeites e direcionados às brincadeiras, assim como os relacionados aos presentes e comemorações por ocasião do Dia dos Namorados.

No entanto, nem sempre houve crescimento nas vendas em todos os meses de junho de cada ano. No ano de 2016, por exemplo - período no qual a crise econômica brasileira estava mais acentuada, mesmo sendo um mês sazonal no qual ocorrem os festejos juninos e comemorações relacionadas ao Dia dos Namorados - as vendas em junho daquele ano declinaram 14,6% (PMC/IBGE), causando grandes prejuízos ao comércio. Todavia, nos anos seguintes, o volume de vendas do comércio varejista voltou a crescer, em junho de 2017 os incrementos nas vendas foram de 3% e em junho de 2018 a expansão foi de 6,3% (PMC/IBGE), na comparação com os mesmos meses dos respectivos anos anteriores.

Com base na continuidade dessa trajetória de crescimento das vendas verificadas nos últimos dois anos e considerando os resultados da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, a Fecomércio PA mantém otimismo quanto ao aumento nas vendas em junho desse ano. Embora nos estudos a estimativa seja de incrementos em volume moderados - pois a maioria dos consumidores estão em dificuldades em decorrência da lenta recuperação da economia, com taxa de desemprego no Pará de 11,2% (PNAD/IBGE), além disso, 50,4% das famílias estão endividadas e, destas, 20,2% com contas atrasadas, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC - Fecomercio PA/CNC).

No calendário do varejo, o mês de junho une duas oportunidades para ações visando expansão nas vendas. Ambas permitem estratégias e promoções do comércio e de serviços com foco na atração de clientes. As comemorações da época terão impacto positivo em cerca de 85% dos super e  hipermercados, os  quais sempre investem em produtos sazonais, assim como nas lojas  de artigos de armarinho  tecidos e vestuário.

Especificamente quanto as comemorações por ocasião do Dia dos Namorados, apesar de a Fecomércio PA ainda encontrar-se em fase de aplicação em campo da Pesquisa, levantamento de dados preliminares sinalizam que a maioria dos consumidores pretende gastar com presentes na faixa de R$ 100,00 a R$ 200,00 e, dentre os presentes até agora citados, grande parte optarão por vestuário, calçados, acessórios, bolsas, perfumes, cosméticos, cintos ou relógios. Após a conclusão da pesquisa, a Fecomércio informará os resultados definitivos e completos da “Pesquisa Perfil e Intenção de Compras para o Dia dos Namorados”.

Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica

Galeria de imagens