Home / Notícias / CNC e Banco da Amazônia firmam acordo que garante linhas de crédito para empresas do comércio

10/09/2019 11:31:16

Garantir a ampliação da oferta de linhas de crédito, investimento e capital de giro para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Esse é um dos objetivos do Acordo de Cooperação Técnica firmado na tarde de ontem (09), em Belém, entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Banco da Amazônia. O acordo se estende ao conjunto das empresas representadas pelos sindicatos e Federações do Comércio com atuação nos estados da Amazônia Legal.

O acordo poderá ter impacto positivo na capitação de recursos para a ampliação ou criação de novas empresas. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, a análise de crédito feita pelo Banco da Amazônia deverá ser mais flexível. "Com esse acordo, queremos efetivamente que os empresários do comércio de bens, serviços e turismo tenham acesso facilitado e flexível às linhas de crédito ofertadas pelo Banco da Amazônia, através do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Norte (FNO)" - defendeu Sebastião Campos.

O presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, destacou que o acordo prevê a divulgação das linhas de crédito do FNO e a agilização do processo de análise feita pelo banco. "O Banco da Amazônia criará uma linha de crédito específica para o comércio, que será mais simples, mais rápida e que deverá atender as necessidades dos comerciantes paraenses e dos outros estados da região" - afirmou.

Outro ponto importante do convênio é a aproximação das micro e pequenas empresas junto ao Banco da Amazônia. Segundo Valdeci Cavalcante, vice-presidente da CNC, as micro e pequenas empresas têm mais dificuldades para acesso aos bancos. "Às vezes as empresas não possuem uma contabilidade organizada, não possuem uma assessoria jurídica organizada. Nesse sentido, esse convênio pretende aproximar a classe empresarial, especialmente os médios e os pequenos empresários, do Banco da Amazônia, para que possam se organizar e buscar os empréstimos e financiamentos para rotatividade de seus negócios" - destacou o vice-presidente da CNC.

Para o vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos, o acordo também visa alavancar e retomar o nível de desenvolvimento econômico do País. De acordo com o dirigente, a crise econômica atingiu muitas empresas do comércio e esse acesso ao crédito possibilitará a retomada dos negócios. "Durante essa crise que o Brasil viveu, as empresas se descapitalizaram, perderam recursos e hoje estão sem condições de voltar a viver esse novo momento de crescimento econômico. Por isso acredito que esse momento é muito oportuno para negociação com os bancos e a firmação desses convênios, para garantir um fôlego maior para as empresas do segmento" - explicou o vice-presidente financeiro da CNC.

Eliezir Viterbino, presidente do Sistema Fecomércio Amapá, destacou a importância e amplitude de atuação dos agentes que firmaram o acordo de cooperação técnica. "É muito importante que esses dois grandes agentes, CNC e Banco da Amazônia, estejam firmando esse convênio nesse momento em que começamos a respirar um novo momento em nosso País. Esse momento passa diretamente pela injeção de capital no mercado, uma vez que uma das maiores dificuldades das empresas do segmento de bens, serviços e turismo são os recursos para investimento e capital de giro" - explicou Viterbino.

Presentes na assinatura do acordo

A reunião e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre CNC e Banco da Amazônia foi acompanhada pelo vice-presidente da CNC, Valdeci Cavalcante; pelo vice-presidente administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt; pelo vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos; pelo presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos; pelos vice-presidentes da Fecomércio Pará, Alberto Oliveira, Joaquim Tadeu e José Armando Arruda; pelo diretor da Fecomércio Pará, Felipe Chamma; pelo presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino; pelos representantes do Sebrae Pará, além do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA
Fotos: Giselle Burlamaqui