cnc
sesc
senac

Fecomércio-PA é parceira na Marcha Contra o Trabalho Infantil

Home / Notícias / Fecomércio-PA é parceira na Marcha Contra o Trabalho Infantil

Fecomércio-PA é parceira na Marcha Contra o Trabalho Infantil

18/02/2015 00:00:00

O próximo dia 1º de março será marcado pela Marcha Contra o Trabalho Infantil, em Belém. A caminhada que sairá às 8h na Escadinha da Estação das Docas em direção à Praça da República, é parte da grande campanha pela erradicação do trabalho infantil, intitulada “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, coordenado pelas juízas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Dra. Zuíla Maria e Dra. VanilzaMalcher, ambas da Comissão Nacional e Gestora Regional da campanha. O objetivo é dar visibilidade para o problema do trabalho infantil, conscientizando a sociedade paraense para enfrentar e combater os problemas decorrentes dessa prática. Segundo dados do IBGE, existem somente no estado do Pará, mais de 222 mil crianças entre 5 e 17 anos exercendo alguma função trabalhista.

A defesa da liberdade e dos direitos da criança e do adolescente é fundamental para a sociedade, pois toda e qualquer prática de trabalho infantil configura uma forma de violação dos direitos da criança. Entre as consequências do trabalho infantil, as crianças podem desenvolver problemas físicos, psicológicos e doenças decorrentes das atividades que exerceu, além da perda de direitos básicos como educação, esporte e lazer.

No final do ano passado, o governo do Estado do Pará assumiu o compromisso de erradicar o trabalho infantil no estado, através de um Protocolo de Intenções assinado pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, Gary Stahl, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Vicente Malheiros, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho e o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy.

Parceiros da campanha

A campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” tem como madrinha a atriz paraense Dira Paes e conta com apoio do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará, Governo do Pará, Prefeitura de Belém, OAB-PA, MPT, MPE-PA, TJE-PA, Ministério do Trabalho, Defensoria Pública, Sebrae, Fiepa, Senai, Celpa, RBA, ORM, entre outros.

Marcha Contra o Trabalho Infantil

A marcha acontece no dia primeiro de março em Belém, com saída marcada para as 8h da manhã na Escadinha da Estação das Docas, rumo à Praça da República. Também haverá apresentação do grupo Cordão do Peixe Boi. Participe, dê cartão vermelho ao trabalho infantil você também!

Texto: Adriano Abbade

Fotos: Jorge Soares