Comércio, Serviços e Empreendedorismo ganham Frente Parlamentar

Home / Notícias / Comércio, Serviços e Empreendedorismo ganham Frente Parlamentar

Comércio, Serviços e Empreendedorismo ganham Frente Parlamentar

30/04/2015 00:00:00

Em uma solenidade realizada no Dúnia City Hall, em Brasília, foi lançada na noite de terça-feira, 28 de abril, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. O evento contou com a participação de representantes do setor produtivo de todo o País. O deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Laércio Oliveira, é também vice-presidente institucional da Frente.

O lançamento fez parte do Encontro Político-Empresarial Ranking Abras 2015, realizado todos os anos pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a União Nacional das Entidades de Comércio (Unecs). Também foi apresentada a Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper 2015, o mais completo estudo sobre o setor no País e referência internacional do varejo.

“É uma frente muito importante, porque reúne o setor terciário. Nós temos uma oportunidade muito grande, junto com parlamentares que entendem o funcionamento do setor produtivo, de trazer para essa casa diálogos de alto nível, visando o fortalecimento da atividade que mais emprega no Brasil. E assim contribuir para um País melhor, com mais produtividade e competitividade”, informou Laércio.

A Frente Parlamentar vai tratar dos assuntos concernentes ao setor, que representa 67,4% do PIB nacional e mais de 70% dos empregos formais. “A nova Frente Parlamentar pretende colocar o Congresso Nacional em uma posição proativa na formulação de diretrizes que apoiem o setor, defendendo temas como simplificação da carga tributária, empreendedorismo, desburocratização, regulação dos meios de pagamento, estimulo à qualificação profissional, entre outros”, disse Laércio Oliveira, acrescentando que o setor é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. “E merece receber uma atenção especial, já que pode contribuir para uma maior geração de emprego e renda em todas as regiões”.

Formada com apoio da Abras e da Unecs, a nova Frente nasceu com o apoio de quase 270 deputados federais e mais de 30 senadores. O grupo também atuará no estímulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e ao fomento do consumo, por meio do mercado de capitais.

A Unecs é formada pela União de sete grandes entidades: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Essas entidades juntas somam faturamento de R$ 837,7 bilhões, com geração de 9,91 milhões de empregos no País (20,3% dos empregos formais). Além disso, a Unecs é responsável por 73,7% das vendas de alimentos e bebidas no País, e responde por 64,9% das operações de crédito e débito.

Fonte: CNC