Palestra na Casa do Comércio debateu atual momento varejista

Home / Notícias / Palestra na Casa do Comércio debateu atual momento varejista

Palestra na Casa do Comércio debateu atual momento varejista

24/06/2015 00:00:00

O momento atual do varejo, seus desafios e perspectivas, foi tema de palestra na última terça-feira (23), no auditório do Sesc na Casa do Comércio. A palestra foi promovida pela Fecomércio-PA em parceria com a Hapvida Saúde e foi ministrada pelo consultor Alberto Serrentino. Alberto é um experiente consultor e já apresentou diversas palestras no Brasil e no exterior. Durante a apresentação, o consultor abordou a conjuntura do comércio, varejo, o mercado do mundo digital e apresentou o case da Hapvida Saúde.

Serrentino iniciou falando sobre o atual momento do varejo brasileiro e apresentou um quadro com a evolução desse mercado nos últimos anos. Para o consultor, por mais que o momento não seja de otimismo, existem exemplos positivos de empresas varejistas no mercado nacional. “O ano de 2015 está sendo um ano difícil para economia, porém, ele não é feito apenas de pessimismo. Existe solidez hoje, em grandes empresas de varejo, uma possível retomada da confiança e estímulo a indústria e exportação”, afirmou.

Para Serrentino, a complexidade da economia brasileira exige uma análise em que as empresas devem incluir cada mercado, cada segmento, cada região e cada empresa de maneira específica. “Se nós fizermos uma análise baseada nesses critérios, vemos que existem mercados crescendo e mercados decrescendo, empresas crescendo e empresas decrescendo. Ou seja, os melhores sairão mais fortes, os frágeis vão perder espaço e alguns vão sucumbir. Essa é a seleção natural. Em um mercado mais difícil, as empresas frágeis muitas vezes não suportam. Já as empresas sólidas, provavelmente sairão mais fortes”. Em outro momento, Alberto destacou o crescimento vigoroso no comércio eletrônico brasileiro e explicou a tendência de integração entre o mercado físico (as lojas) e o mercado eletrônico (sites de vendas).

O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos e o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado do Pará, Francisco Omar Fernandes, estiveram presentes na palestra. Sebastião Campos falou sobre o papel das empresas e o atual desafio do empresariado. “As empresas devem se adaptar ao mercado em qualquer momento. O que os executivos e empresários devem fazer é focar em seus negócios, cortar custos e ter sob controle sua clientela. O grande desafio é fazer com que os empresários que encontram dificuldades hoje transformem esses obstáculos em oportunidades. Precisamos ser criativos e dinâmicos para que, nos momentos de dificuldades, nós consigamos reverter em oportunidades de negócios. Nesse momento, nós não podemos nos desestimular e uma das missões da Fecomércio-PA é desenvolver o potencial que cada empresário possui dentro de si”, explicou.

Texto: Adriano Abbade

Fotos: Fábio Pina