cnc
sesc
senac

Presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac faz balanço de um ano e meio de gestão

Home / Notícias / Presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac faz balanço de um ano e meio de gestão

Presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac faz balanço de um ano e meio de gestão

04/12/2015 15:19:03

Após um ano e meio de gestão à frente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará, o presidente Sebastião de Oliveira Campos faz um balanço do ano de 2015, fala sobre as obras e reformas de unidades do Sesc e sobre os planos para 2016, que prevê construção de novas unidades do Senac no interior do estado. Confira a entrevista.

Por Adriano Abbade

 

Pergunta: Sua gestão acaba de completar um ano e meio à frente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará. Qual a sua avaliação sobre esse primeiro ano de gestão?

Sebastião Campos: Nossa gestão enfrentou algumas dificuldades na parte política, onde a oposição criou algumas complicações, mas que felizmente nós conseguimos vencer essa etapa. O ano de 2015 também foi um ano de muitas realizações, reinaugurações e reativações, sobretudo de unidades do Sesc.  O trabalho institucional da federação também teve um avanço significativo, pois juntamente com outras entidades, pudemos mostrar nossa representatividade, participando de inúmeros eventos, feiras, congressos, encontros e contribuindo na formulação de políticas para o setor produtivo, como o Pacto pela Produção e Emprego, do Governo do Estado, por exemplo. Além disso, nós priorizamos a interiorização das três entidades, visto que tínhamos uma ausência de atuação em municípios representativos do estado do Pará.

Pergunta: Belém sediou no dia 25 de setembro, o XXII Fórum da Amazônia Legal, que contou com a participação de gestores do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac dos vários estados que compõem a Amazônia Legal. Fale um pouco sobre a experiência de ser anfitrião desse encontro.

Sebastião Campos: O Fórum da Amazônia Legal é uma iniciativa dos presidentes das federações que compõem a Amazônia Legal, onde se busca uma união entre as federações do comércio desses estados. A proposta é fortalecer a atuação e o intercâmbio dessas entidades e nesse sentido, o fórum cumpriu o seu objetivo, posto que realizamos importantes trocas de experiência, além de ser a oportunidade de tomarmos algumas decisões em conjunto, no que diz respeito a melhoria da gestão sindical, etc. Além disso, tratamos de problemas comuns em nossa região, como transporte e logística, questões de natureza tributária, intercâmbio de informações para negociação de convenção coletiva, etc. Paralelamente, ocorreu o encontro de superintendentes das federações e de dirigentes do Sesc e Senac de toda Amazônia Legal. Foi uma experiência muito positiva.

Pergunta: Quando sua gestão assumiu a Fecomércio-PA, ela possuía 13 sindicatos filiados e hoje a Fecomércio-PA conta com 24 sindicatos em sua base. O senhor acredita que esse aumento expressivo de sindicatos significa o fortalecimento do sindicalismo patronal do comércio paraense e de sua capacidade de articulação?

Sebastião Campos: Sem dúvida. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará tem a missão de atender os pleitos do segmento do comércio e, o que se nota, é a carência que existe dentro do estado do Pará, de informações importantes para o empresariado local. Esse fluxo e intercâmbio de informações entre empresários nacionais, da capital e do interior, fortalecem e promovem o crescimento do mercado, fomentando o comércio das outras regiões. O empresário, muitas vezes por falta de disponibilidade, de incompatibilidade de tempo, deixa de participar de muitos eventos (seminários, feiras, exposições) que ocorrem preferencialmente na capital, deixando os municípios do interior ausentes de importantes debates que envolvem o contexto local e nacional. Desse modo, a Fecomércio-PA passa a ser um canal de comunicação com esses sindicatos, o que permite maior diálogo e aproximação com as demandas de diferentes regiões.

Pergunta: A Fecomércio-PA participou recentemente do Sicomércio 2015 (Congresso Nacional do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio) com a maior comitiva da história da entidade. Como foi a participação dos sindicatos paraenses no congresso?

Sebastião Campos: O Sicomércio é um congresso importante que possibilita a capacitação dos empresários e dos representantes das entidades sindicais, bem como a discussão de temas relevantes. Tivemos uma boa participação nesse congresso, com vários presidentes de sindicatos paraenses. Nessa última edição, tivemos palestras de grandes nomes do cenário econômico e a palestra de abertura com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. Outro tema que destacaria do Sicomércio 2015 foi a reunião temática de convenção coletiva de trabalho.

Pergunta: O Sesc no Pará tem realizado importantes obras e inaugurações em Belém e nos interiores. Fale um pouco sobre essas obras e sua importância.

Sebastião Campos: Sem dúvida. Nossa gestão reinaugurou a Escola Sesc em Castanhal, o restaurante do comerciário em Belém, a quadra poliesportiva do Sesc Tenoné (Sesc Comunidade), a clínica odontológica de Paragominas, a Casa Sesc de Artes Cênicas, espaço exclusivo para apresentações, oficinas e cursos de dança e teatro e também a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, onde serão realizados exames de prevenção de câncer de colo de útero e mamografias de alta resolução. Essas são obras importantes que dizem respeito à educação, saúde, lazer, cultura e assistência do comerciário paraense.

Pergunta: O Senac Pará assinou recentemente um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que visa a formação técnica e tecnológica de mão-de-obra para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Qual a importância desse acordo e quais as propostas de implantação de novas unidades do Senac no interior do Pará?

Sebastião Campos: Em virtude da grande experiência do Senac em educação profissional, ele vem motivando outras entidades da área de ensino e profissionalização, a utilizar seu corpo técnico para a promoção de cursos nas áreas profissionalizantes. A ideia e expectativa é que o Senac possa continuar colaborando com o desenvolvimento e capacitação de mão de obra.

Pergunta: Quais os projetos para 2016?

Sebastião Campos: Nosso projeto em relação ao Sesc é a reinauguração da Escola Sesc de Ananindeua em julho de 2016. Outro item é a ampliação dos pontos de atendimento de refeição para o comerciário. Em médio prazo, pretendemos ampliar o espaço físico do Sesc Doca. No mesmo período, pretendemos reformar as instalações físicas de todas as unidades, especialmente a parte antiga do Sesc Doca. Além disso, o fortalecimento da Fecomércio-PA aumenta a capacidade de articulação do setor para pleitear suas demandas e defender os interesses do segmento do comércio de bens, serviços e turismo do estado.

Galeria de imagens