Home / Notícias / Em ação inédita, Fecomércio-PA visita municípios do interior para discutir negociações salariais

19/02/2016 16:35:17

Com o objetivo de prestar apoio e assistência aos sindicatos filiados e categorias não organizadas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), iniciou essa semana visita aos municípios do interior do estado para debater as negociações salariais da data-base 2016. Marabá foi o primeiro município a receber a visita do presidente do Sistema Fecomércio-PA, Sebastião Campos, do diretor sindical da entidade, Herivelto Bastos e do assessor jurídico, Juarez Mello.

Para a Fecomércio-PA, é fundamental ouvir os sindicatos filiados para debater as negociações salariais de acordo com as peculiaridades e condições de cada região. De acordo com o diretor sindical Herivelto Bastos, essa é a primeira vez que a Fecomércio-PA se reúne com os sindicatos do interior para debater as negociações salariais. “Em ação inédita, a Fecomércio-PA está ouvindo e debatendo com os sindicatos patronais do interior e com as lideranças empresariais da região. Nossa primeira reunião em Marabá foi muito produtiva e estiveram presentes além das lideranças do município, lideranças de outras cidades como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Rondon do Pará, Tailândia, Abel Figueiredo, Rurópolis, entre outros” – pontuou.

Outra proposta da Fecomércio-PA é que as Normas Coletivas sejam regionalizadas, e no futuro, setorizadas. “A ideia é regionalizar e no futuro até setorizar as Normas Coletivas a serem firmadas, já que o Estado do Pará tem dimensões continentais e a realidade de cada região é diferente, não sendo correto produzir uma única Norma Coletiva para todo o Estado do Pará” – argumentou o assessor jurídico da entidade, Juarez Mello.

O trabalho de visita aos municípios e diferentes regiões do estado, vai além das discussões pautadas pelas negociações coletivas. A atual gestão vem desenvolvendo um trabalho que pretende garantir de maneira efetiva a defesa dos interesses dos empresários e sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo do Pará. “Espera-se com isso atender melhor todos os representados da Fecomércio-PA, especialmente agora que ampliou e continuará ampliando seu quadro de filiados, se fazendo efetivamente presente em todo o estado do Pará” – concluiu o assessor jurídico.

Texto: Adriano Abbade