cnc
sesc
senac

Fecomércio-PA promove Ciclo 2016 do Programa de Excelência em Gestão Sindical (Segs)

Home / Notícias / Fecomércio-PA promove Ciclo 2016 do Programa de Excelência em Gestão Sindical (Segs)

Fecomércio-PA promove Ciclo 2016 do Programa de Excelência em Gestão Sindical (Segs)

01/07/2016 15:56:52

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promoveu nos dias 30/06 e 01/07, o Ciclo 2016 do Programa de Excelência em Gestão Sindical (Segs). O programa tem como objetivo a capacitação dos dirigentes sindicais e a realização de autoavaliação das entidades. A assessora econômica da Fecomércio-PA, Lúcia Cristina Lisboa e o consultor da CNC, Alexandre Marcelo, foram os facilitadores das oficinas e discussões realizadas durante os dois dias, na unidade do Senac – Centro de Educação Profissional Armando Martins Corrêa Pinto.

O ciclo 2016 do Segs contou com a participação de 22 dos 24 sindicatos filiados à Fecomércio-PA, uma participação expressiva que representa o interesse das entidades na capacitação e aperfeiçoamento de suas gestões. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente Sebastião Campos, que fez uma saudação aos presidentes de sindicatos de várias regiões do estado. Sebastião Campos agradeceu a presença de todos e ressaltou o compromisso da Fecomércio-PA e da CNC em promover espaços de discussão e capacitação como o Segs. “Esses encontros são fundamentais para discutir, melhorar e capacitar os dirigentes sindicais, que paralelamente irão fortalecer suas entidades, tornando-as mais representativas” – afirmou.

Após a saudação do presidente, a assessora econômica da Fecomércio-PA fez uma breve apresentação do Programa de Excelência em Gestão Sindical. “É importante destacar que em cada ciclo do Segs as entidades precisam fazer uma autoavaliação. Essa autoavaliação é feita por meio do Sistema de Desenvolvimento de Gestão, que traça um diagnóstico da situação das entidades, e aponta aquilo que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado” – destacou.

O diretor sindical da Fecomércio-PA, Herivelto Bastos, também fez uma saudação aos dirigentes sindicais. “Antes de qualquer coisa eu gostaria de expressar minha felicidade, pois desde o momento em que essa gestão assumiu a Fecomércio-PA, nós tínhamos isso como objetivo, pois entendemos que sem planejamento nós não conseguimos avançar. É necessário que nós estejamos preparados para as mudanças e o Segs é uma ferramenta que nos ajuda a trabalhar a gestão sindical. Depende de cada presidente e de cada sindicato que esse trabalho seja continuado, com o objetivo de fortalecer nossas entidades” – pontuou.

Durante sua palestra, Alexandre Marcelo apresentou alguns pontos necessários para manter uma entidade sindical forte. Para o consultor da CNC, além da defesa efetiva dos interesses de seus representados, as entidades sindicais precisam trabalhar a gestão interna, oferecer e prestar serviços essenciais. O consultor também pontuou alguns benefícios que o Sistema de Excelência em Gestão Sindical pode trazer para os sindicatos. Integração e troca de experiência entre as entidades, fortalecimento da representatividade, aperfeiçoamento da prestação de serviços, melhoria da imagem da entidade e melhor atuação na defesa de interesses e prestação de serviços, são alguns dos benefícios que o Segs apresenta para os sindicatos e para as empresas.

O presidente do Sindicato do Comércio de Tailândia (Sincomtai), Flávio Araújo Medeiros, fez uma avaliação sobre os dois dias de oficinas e discussões. “Achei positiva, pois essa capacitação nos ajuda a melhorar a gestão dos sindicatos. O material e as discussões são de qualidade. Acredito que é uma ótima iniciativa da Fecomércio-PA  e da CNC” – concluiu.

Para o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom), Raimundo Neto, o Segs proporciona um conjunto de ferramentas que ajuda a trabalhar a qualidade da gestão dos sindicatos. “Os sindicatos precisam de treinamento e capacitação constantes e o Segs fornece essas ferramentas. Além disso, um dos pontos importantes desse ciclo foi a discussão em torno da autosustentação financeira” – defendeu.

Entidades participantes do Segs

Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção e Elétricos, Vidros, Louças, Tintas, Ferragens, Maquinismos, Mármores, Granitos e Gesso de Belém e Ananindeua (SINDMACO); Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (SINDILOJAS BELÉM); Sindicato do Comércio Varejista dos Municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara (SINCOVAM); Sindicato Patronal das Empresas da Categoria Econômica do Comércio Varejista e Atacadista dos Municípios de Redenção, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Pau Darco, Xinguara, Rio Maria, Floresta do Araguaia, Cumarú do Norte, Águal Azul do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu (SINDCOMÉRCIO-PA); Sindicato do Comércio Varejista de Carnes e Derivados de Belém (SINDCARNES); Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Pará (SINCOFARMA); Sindicato do Comércio Varejista de Produtos de Segurança, Proteção, Higiene e Medicina no Trabalho e Similares do Estado do Pará (SINDEP); Sindicato do Comércio de Capanema e Regiões Guajarina, Salgado e Bragantina (SINDCOMC); Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (SINDICOM MARABÁ); Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belém (SINDATA); Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Santarém (SINDIAMBULANTES SANTARÉM); Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring do Estado do Pará (SINFAC-PA); Sindicato do Comércio dos Municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Vitória do Xingu-PA (SINDECOM); Sindicato do Comércio de Tailândia (SINCOMTAI); Sindicato dos Comerciantes de Paragominas (SINCOMPAR); Sindicato do Comércio de Peças, Pneus, Acessórios de Veículos Rodoviários dos Municípios de Belém e Ananindeua (SINCOMPEÇAS); Sindicato dos Lojistas Varejistas do Comércio de Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu e Ulianópolis (SINDLOJAS); Sindicato do Comércio Lojista de Santarém (SINDILOJAS SANTARÉM); Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e de Frutas e de Verduras, Flores e Plantas de Belém (SINDIFEIRANTES); Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Belém (SINDIAMBULANTES BELÉM); Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado do Pará (SIRECOM-PA); Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Belém (SINDSALÕES);

Texto e Fotos: Adriano Abbade

Galeria de imagens