Presidentes de Federações do Comércio se reúnem em Cuiabá (MT)

Home / Notícias / Presidentes de Federações do Comércio se reúnem em Cuiabá (MT)

Presidentes de Federações do Comércio se reúnem em Cuiabá (MT)

06/04/2017 10:02:46

Presidentes de Federações do Comércio que compõem os estados da Amazônia Legal estiveram reunidos ontem (05) em Cuiabá (MT) para definir as pautas e estratégias para o Fórum da Amazônia Legal, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de maio, em Palmas (TO). O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, esteve presente no encontro, que também contou com a participação dos presidentes de Federações do AM, AC, AP, PI, MA, MT, RR, RO, TO, CE, MS e RN.

Um dos temas abordados e debatidas durante o encontro foi a logística. "Nós que integramos a Amazônia Legal sabemos que um dos grandes complicadores para o desenvolvimento desses Estados é a falta de logística adequada. Isso prejudica tanto o escoamento da nossa produção quanto também a compra de produtos de fora, já que as estradas ruins encarecem o frete, refletindo no preço dos produtos e prejudicando a concorrência" – argumentou o presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins da Cunha.

Outro ponto defendido como prioridade para os dirigentes é a desburocratização administrativa com relação à política econômica adotada atualmente. Segundo o presidente da Fecomércio-AC, Leandro Domingos, um passo importante nesse sentido é a simplificação dos processos.

Em fevereiro desse ano, Belém sediou um dos encontros prévios para o Fórum da Amazônia Legal. Na ocasião, o presidente da Fecomércio-PA defendeu o encontro como um espaço importante para articulação dos estados envolvidose para troca de experiências positivas entre as entidades, visando o fortalecimento do setor do comércio.

Encontro com Governador do Mato Grosso

Aproveitando a estada na capital do Mato Grosso, os treze presidentes de Federações do Comércio foram recebidos pelo Governador do Estado, Pedro Taques, onde foram debatidos relevantes temas para o desenvolvimento do setor de comércio de bens, serviços e turismo.

Na ocasião, os dirigentes fizeram uma apresentação da Amazônia Legal enquanto Bloco Econômico ao Governador do Mato Grosso, Pedro Taquis. "Juntos nós somos mais fortes. Individualmente, nossos estados têm pouca representatividade ante ao cenário nacional. No entanto, se nós nos unirmos, ganhamos força. Para se ter uma idéia, nosso bloco agrega 42 senadores e cerca de 230 deputados federais” – explicou o presidente da Fecomércio-MT.

O Governador do Mato Grosso, Pedro Taques, parabenizou a iniciativa dos dirigentes em expandir a visibilidade dos Estados por meio do Bloco Econômico da Amazônia Legal. "No que depender de mim, a classe empresarial vai continuar desenvolvendo e o presidente Hermes tem meu total apoio" - afirmou o Governador.

Com informações Fecomércio-MT