Home / Notícias / Estimativa da Fecomércio-PA prevê pequeno incremento nas vendas do Dia dos Namorados

12/06/2017 09:45:22

Seguindo uma estimativa semelhante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê um aumento de 2,5% nas vendas do comércio com relação ao mesmo período do ano passado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA) estima que haverá um pequeno aumento em torno de 2,88% à 3% nas vendas do Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa é realizada pela assessoria econômica da Fecomércio-PA.

Fatores como a recente redução das taxas de juros, a ampliação dos prazos para crédito parcelado, a diminuição na taxa de endividamento, podem influenciar para esse pequeno incremento nas vendas. Entretanto, observa-se que já é uma tendência dos consumidores, mesmo diante de um cenário econômico adverso, manter a tradição de presentear no dia dos namorados.

A expectativa positiva do estudo da Fecomércio-PA e ampliação de 2,88% a 3% nas vendas do comércio varejista, também está baseada nos resultados da Pesquisa de Intençãode Consumo das Familiais – ICF (CNC/Fecomércio-PA) a qual indicou o  interesse em comprar mais em junho deste ano do que no anterior. Contudo, o valor médio por compras deve ser entre R$ 100 e R$ 120,00 e os setores que deverão ter mais movimentos serão cosméticos, perfumes, roupas, calçados, bolsas e flores, entre outros. O Dia dos Namorados é uma data importante para o comércio recuperar as vendas e por isso os empresários já estão adotando diversas estratégias e promoções para atrair os consumidores e namorados.

No primeiro trimestre deste ano, o volume de vendas no comércio varejista registrou uma redução -10,4% em relação ao mesmo período do ano passado, por isso, todas as estratégias devem ser importantes para aproveitar essas oportunidades em que os consumidores estão motivados a presentear.

Assessoria Econômica Fecomércio-PA