cnc
sesc
senac

Debatendo a Amazônia no Sesc

Home / Notícias / Debatendo a Amazônia no Sesc

Debatendo a Amazônia no Sesc

13/06/2017 08:47:37

A Amazônia é uma floresta úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul, abrangendo 7 milhões de km², dos quais 5,5 milhões km² são cobertos pela floresta tropical. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. Amazônia sempre foi alvo de interesse internacional, mas será que essa condição ajudou no desenvolvimento local da região? Com objetivo de debater sobre essa questão, o Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, realiza nesta terça (13) às 19h30, a última etapa do Projeto Descolonizar. Nesta edição a temática será Amazônia, tendo como convidado o jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto. A programação é livre para todos os públicos e acessível em Libras. A entrada é gratuita e os ingressos para assistir a conferência serão entregues a partir das 18h30, no dia do evento.

Descolonizar é um ciclo de falas abertas com objetivo comum de disseminar vozes que auxiliem um repensar crítico sobre conceitos, identidades e/ou narrativas postas no debate contemporâneo, mas tomando como ponto de referência realidades que são caras ao contexto amazônico ou paraense. A cada mês uma pessoa referencial em sua área de atuação tem sido convidada para falar sobre uma das palavras-chave: #feminismo, #indígena, #negritude e #amazônia.

Na primeira edição, realizado no mês de março, o assunto foi #Feminismo, com o tema "Ouvir mulheres negras e da Amazônia", tendo como convidada a professora Lívia Noronha. Na segunda edição foi abordada a questão #Indígena, com o tema "Índio não existe. Cinco séculos de equívocos", pela voz de Almires Martinso. Na penúltima edição o assunto foi #Negritude, com o tema “Movimento de Negritude, Negritude em movimento", tendo como convidada Zélia Amador. E, finalizando o projeto, o assunto será #Amazônia, com o tema "Internacionalizar para não internacionalizar a Amazônia", pela voz de Lúcio Flávio Pinto.  A Amazônia sempre foi internacional. A menos nacional das regiões brasileiras. Não lhe valeu muito nenhuma dessas condições. Ela se desenvolveu, mas de uma forma colonial, sempre dependente da matriz, sempre sujeita a decisões externas. Como libertá-la dessa condição?  

Lúcio Flávio Pinto é jornalista, sociólogo e editor do Jornal Pessoal. Já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais de jornalismo e possui vários livros publicados como autor e co-autor sobre a Amazônia, direitos humanos e jornalismo.

Como forma de amplificar o alcance das vozes participantes do projeto, todas as conferências estão sendo gravadas e serão disponibilizadas posteriormente em DVD para o acervo de escolas, ongs, bibliotecas, universidades, coletivos, entre outras instituições. No mesmo blog há um link para o cadastro de grupos ou instituições interessadas em receber o material no fim do projeto. Para quem precisa de declaração de participação, é necessário fazer a pré-inscrição até dia 11/06 no endereço https://descolonizar.tumblr.com.

 

SERVIÇO: 

Projeto Descolonizar - #Amazônia "Internacionalizar para não internacionalizar a Amazônia", pela voz de Lúcio Flávio Pinto

Dia: 13/06/2017

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas) 

Entrada Franca

Informações:   (91) 3224-5654/3224-5305 (Centro Cultural Sesc Boulevard)  

(91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará )

sescboulevard@gmail.com  

www.sesc-pa.com.br  

Facebook: Sesc Boulevard 

Galeria de imagens