Home / Notícias / Sistema Fecomércio Pará participa da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia

22/09/2017 12:19:51

Promover o turismo no Pará e desenvolver os pólos turísticos das diferentes regiões do estado é um dos objetivos da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) e Festival de Turismo e Gastronomia do Pará, que iniciou ontem (21) no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e segue até domingo (24). O Sistema Fecomércio Pará está presente no evento que é fruto da parceria entre o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa). Integrando diferentes segmentos do turismo no estado, a 8ª edição da feira pretende valorizar os seis pólos de turismo paraense, como Tapajós, Xingu, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Belém.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador em exercício, Zequinha Marinho; o prefeito municipal de Belém, Zenaldo Coutinho; o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, Márcio Miranda; a secretária nacional do Ministério do Turismo, Aparecida Borges Bezerra; o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará, Fábio Lúcio Costa. O presidente em exercício do Sistema Fecomércio Pará, Joaquim Tadeu, também esteve presente na cerimônia.

No estande do Sistema Fecomércio Pará o público visitante pode conhecer alguns produtos e serviços prestados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), como os serviços de certificação digital, a ampla grade de cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além do Turismo Social, atividade turística promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) que incentiva o turismo como exercício de cidadania e ferramenta para o desenvolvimento econômico. O espaço também é uma oportunidade para tirar a carteira do comerciário do Sesc no Pará.

Dentre as atrações da feira estão exposições de produtos e serviços de empresas ligadas ao turismo, gastronomia e artesanato paraense. A programação reúne palestras, seminários, fóruns, cozinha show e o espaço de comercialização do Passaporte Pará, programa do Governo do Pará que incentiva o turismo interno no estado. Uma das novidades apresentadas durante a cerimônia de abertura foi o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, feita pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda.

Em seu discurso de abertura, o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, ressaltou o esforço do poder público e da iniciativa privada para a realização do evento e frisou que atualmente Belém é reconhecida pela UNESCO como cidade criativa da gastronomia. A secretária nacional do Ministério do Turismo, Aparecida Borges Bezerra, anunciou que o Pará conta agora com mais 66 municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, totalizando 129 cidades com vocação para desenvolver a atividade turística.

A expositora do município de Bragança, Gisane Rodrigues Pereira, apresentou alguns produtos disponíveis em seu estande. “Nós oferecemos ao público uma linha de farinhas lavadas, bem como uma linha de farinhas gourmet, com jambu, charque ou açaí. Nossos produtos contam com o selo da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará)” – explicou.

A expositora do município de Marituba, Marinalva dos Santos Ramos, explicou que todos os produtos da sua exposição são orgânicos. “Toda nossa cadeia produtiva utiliza produtos orgânicos, desde o adubo, passando pelas plantas até os produtos medicinais e fitoterápicos” – afirmou.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio-PA
Fotos: Veruscka Brizart