Home / Notícias / Representantes Comerciais paraenses são homenageados na Câmara Municipal de Belém

03/10/2017 11:14:41

Uma sessão solene promovida na manhã de ontem (02) na Câmara Municipal de Belém, comemorou o Dia do Representante Comercial (celebrado no dia 01 de outubro, de acordo com a Lei nº 9.292, de 26 de junho de 2017). A sessão foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), vereador Mauro Freitas. A solenidade contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, da vice-presidente da Fecomércio-PA, Rita de Cássia de Oliveira, do presidente do Conselho Regional de Representantes Comerciais (CORE-PA), Hely Ricardo de Lima, o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Pará (Sirecom-PA), Francisco Omar Fernandes, entre outros representantes e profissionais da categoria.

Para o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais, Hely Ricardo de Lima, a homenagem da CMB prestigia um segmento importante na geração de emprego e renda em Belém e no estado do Pará como um todo. “Só temos a agradecer, em especial ao vereador Mauro Freitas que instituiu um dia municipal dedicado a nós, na mesma data do dia panamericano da categoria (criado em 1937) justamente para propor reformas que resgatem nosso trabalho. Hoje temos uma lei, a 4886, que nos respalda numa possível rescisão de contrato, o que não acontecia antes. Numa conta rápida, imagine 18 mil representantes vendendo 100 mil reais, com 3% de comissão, gerando empregos, movimentando a economia do país. Então realmente é uma honra muito grande para nós estarmos aqui tendo esse reconhecimento” - afirmou.

Há 25 anos atuando como representante comercial do setor de autopeças, a vice-presidente da Fecomércio-PA, Rita de Cássia de Oliveira, falou sobre sua experiência em um ambiente formado majoritariamente por homens. “É uma profissão que eu gosto, embora haja poucas mulheres atuando no setor de autopeças. No início foi mais difícil porque é um mercado muito fechado pelos homens, mas com firmeza e profissionalismo consegui me impor e nunca tive problemas. Hoje estou aqui e muito feliz por estar sendo homenageada pelo que faço. Essa homenagem é grandiosa pela importância que tem essa categoria, onipresente na vida das pessoas e uma alavanca para o desenvolvimento do país” – pontuou.

Uma das reivindicações dos representantes comerciais locais é a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS). De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas, o assunto já está sendo debatido diretamente com a prefeitura de Belém. “Nós queremos reduzir essa alíquota para atrair o representante comercial de outras regiões para Belém. Não podemos perder essa força de trabalho para outros municípios. Para dar um exemplo, em Marituba a taxa é de 3%, enquanto aqui na capital são 5%. A prefeitura sinalizou positivamente sobre a redução” – defendeu.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio-PA (Com informações CMB)
Crédito: Câmara Municipal de Belém