Sindilojas Santarém denuncia presença de feiras irregulares no município

Home / Notícias / Sindilojas Santarém denuncia presença de feiras irregulares no município

Sindilojas Santarém denuncia presença de feiras irregulares no município

06/10/2017 10:39:04

Uma operação deflagrada na última terça-feira (03) pela Delegacia da Receita Federal, com apoio das Polícias Federal e Militar, em Santarém, oeste do Pará, apreendeu mercadorias que estavam sendo comercializadas irregularmente em uma praça do município. A ação comprovou que os produtos comercializados como roupas e acessórios, estavam sem nota fiscal, sendo vendidos por um preço menor que o de mercado.

A denúncia partiu de uma ação conjunta das entidades representativas do comércio local, como o Sindicato do Comércio Lojista de Santarém (Sindilojas Santarém), CDL Santarém e Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). Em audiência com o prefeito do município, o presidente do Sindilojas Santarém, Alberto Oliveira, solicitou esclarecimentos sobre a concessão de licenças para a permanência de feiras itinerantes em Santarém. “Fomos informados pela Prefeitura de Santarém que a licença concedida permitia apenas a comercialização de produtos artesanais, mas, na prática, essas feiras estavam vendendo roupas e acessórios com um preço menor que o praticado em Santarém. Por esse motivo nós solicitamos a suspensão da licença” – afirmou.

A pedido do Sindilojas Santarém, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) esteve no local e avaliou a qualidade dos produtos comercializados. “Nós solicitamos a presença do INMETRO para verificar a qualidade dessas mercadorias e foi constatada sua baixa qualidade, o que põe em risco os próprios consumidores” – disse Alberto Oliveira. Ainda de acordo com o presidente do Sindilojas Santarém, os empresários do comércio varejista precisam estar atentos para impedir a presença dessas feiras em todo o estado. “Além de promoverem uma verdadeira concorrência desleal, essas feiras não contribuem com arrecadação de impostos e, portanto, não geram empregos no município” – criticou.

A presença de feiras irregulares no estado do Pará já havia sido denunciada anteriormente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom Marabá), que protocolou a denúncia junto aos órgãos competentes do município em agosto desse ano.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio-PA
Fotos: G1 Pará