Home / Notícias / Fecomércio-PA e Sindilojas Belém promovem palestra sobre as tendências do varejo mundial

28/02/2018 15:28:19

Apresentar as novidades do maior e mais importante evento da indústria do varejo mundial foi um dos objetivos da palestra promovida na noite de ontem (27) na Casa do Comércio. Com o tema “Pós NRF 2018 – Novas Tendências do Varejo Mundial”, o evento foi uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA) e do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas Belém) e contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará, Sebastião Campos, presidentes de sindicatos patronais do comércio, empresários, lojistas, entre outros.

A palestra foi apresentada pelo presidente do Sindilojas Belém, Joy Colares, que destacou diversos assuntos abordados durante a última NRF 2018, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Nova Iorque (EUA). De acordo com o palestrante, o evento acontece há 107 anos e em 2018 reuniu cerca de 35 mil pessoas e mais de 600 estandes. Nesse ano, a delegação brasileira foi composta por 2.345 participantes, sendo a segunda maior comitiva presente na feira.

Tendências

No início de sua explanação, Joy Colares enfatizou os três termos mais comentados durante a NRF 2018. “As três palavras mais pronunciadas nesses dias foram Ecosystem, que significa a loja de varejo trabalhando em todos os canais e sistemas (loja física, virtual, facebook, twitter, instagram); a segunda palavra é Disruptura, que significa aquelas empresas de varejo que entraram para quebrar o modo tradicional como se trabalhava no varejo; a terceira palavra mais comentada durante a NRF foi Inteligência Artificial (realidade aumentada, robótica) colocando dois personagens importantes nessa cadeia, o vendedor da loja e o consumidor” – destacou.

O presidente do Sindilojas Belém também destacou as principais palestras ocorridas ao longo da feira. “O evento foi aberto com James Curleigh (Levi’s) que adentrou o auditório numa bicicleta e apresentou alguns dados importantes sobre concorrência. Antigamente, quando eles viam um concorrente com uma idéia melhor, eles iam lá e aniquilavam o concorrente. Hoje a postura é diferente, eles preferem fazer uma parceria com o concorrente que apresenta uma idéia inovadora” – pontuou. Outro ponto destacado por Joy Colares foi a palestra que abordou a preocupação dos principais condutores do novo varejo. “Com que os varejistas e seus consumidores estão preocupados nos dias de hoje? Com o meio ambiente, com o lado da demanda (preocupação com o que os consumidores querem) e as providências que estão sendo tomadas pelos varejistas pelo lado da oferta” – ressaltou.

Homenagem

Logo após o final da palestra, o Instituto Brasileiro de Empreendedorismo, juntamente com o Instituto Gente Feliz e o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém, com apoio institucional do Governo do Pará (através da SEDUC) e da Prefeitura de Belém (através da SEMEC), conferiram ao presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará, o título de “Padrinho do Empreendedorismo 2017”. A homenagem reconheceu Sebastião Campos como parceiro do empreendedorismo e agente de mudanças e transformações econômicas e sociais. Na ocasião, Flavio de Almeida (IBE) e Joy Colares (Sindilojas Belém) fizeram a entrega do certificado “Padrinho do Empreendedorismo 2017”.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomercio-PA
Fotos: Veruscka Brizart