cnc
sesc
senac

Festival Varilux de Cinema Francês passa pelo Sesc

Home / Notícias / Festival Varilux de Cinema Francês passa pelo Sesc

Festival Varilux de Cinema Francês passa pelo Sesc

15/06/2018 10:11:45

Quem é fã de cinema francês já pode se preparar para a maratona de filmes franceses, que o Festival Varilux de Cinema Francês traz neste e no próximo mês para o todo o Brasil. A edição deste ano começa nesta quinta-feira (07/06) em cerca de 88 cidades brasileiras, exibindo alguns dos 21 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa. O evento apresenta a contemporânea cinematografia francesa, com participação de profissionais franceses em eventos em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Graças a uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), 15 longas metragens da programação serão exibidos em 29 unidades culturais do Sesc em todo o país, com entrada franca, levando o Festival a municípios onde geralmente o cinema francês não chega. No Pará, o Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, e o Sesc em Marabá terão o privilégio de  exibir o festival.

O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.

Em Belém, o evento inicia dia 08/06, às 10h, com a Sessão Educativa exibindo a animação “A raposa má”, de Benjamin Renner e Patrick Imbert. Classificação livre. Já nos dias 13/06, às 18h30, e 16/06, às 16h, o festival volta, com a sessão democratização exibindo os curtas: “La Caresse”, de Morgane Polanski”; “Belle à croquer”, de Axel Courtière. Classificação 12 anos. “Garden Party”, de  6 réalisateurs; “Pépé le morse”, de Lucrèce Andreae. Classificação 10 anos. “Le Bleu blanc rouge de mes cheveux”, de Josza Anjembe; “Les Bigorneaux”, de Alice Vial e “Kapitalistis”, de Pablo Muñoz Gomez. Classificação 14 anos.

No Sesc em Marabá 15 longas metragens serão exibidos no período de 13/06 a 26/07. Entre as produções, destacam-se três filmes da nova geração francesa de cineastas, designada várias vezes pela crítica de “nouvelle guarde”: “Custódia” (Jusqu'à la garde), de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho. “A Excêntrica Família de Gaspard” (Gaspard va au mariage), de Antony Cordier, comédia melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo. E “O Poder de Diane” (Diane a les Épaules), de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares. As crianças também terão a oportunidade de assistir “A raposa má” (Le grand méchant renard et autres contes), de Benjamin Renner e Patrick Imbert. Ganhador do César de Melhor Filme de Animação em 2018. E, especialmente no dia 15/06, logo após a exibição do filme, terá apresentação musical do Quinteto de Sete, com clássicos da música francesa em seu repertório. 

A programação completa com todos os filmes que serão exibidos no Sesc no Pará está no site www.sesc-pa.com.br.

Fonte: Sesc no Pará

Galeria de imagens