Home / Notícias / Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA promove primeira reunião de 2020

29/01/2020 15:19:25

Membros do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA (Cetur PA), participaram na tarde de ontem (28), na Casa do Comércio, da primeira reunião de conselho do ano de 2020. O encontro foi presidido pelo coordenador do Cetur PA, Joy Colares, e contou com a participação do presidente da Fecomércio PA, Sebastião Campos; do diretor da Fecomércio PA, Itamar Silva; do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Danilo Soares; do secretário adjunto de Turismo, André Dias, entre outros.

Um dos assuntos que podem trazer impacto positivo para a cadeia produtiva do turismo paraense, debatidos na ocasião, foram as obras de infraestrutura e saneamento anunciadas pelo secretário adjunto, André Dias. De acordo com o secretário, estão previstas obras de saneamento e infraestrutura nos municípios marajoaras de Ponta de Pedras, Soure e Salvaterra, além de obras nos municípios de Belterra e Alter do Chão, oeste do Pará. Também estão previstos reformas e investimentos nos terminais hidroviários de Soure, Salvaterra e Maracanã, bem como o projeto de construção de um novo terminal hidroviário turístico em Belém. Outro projeto anunciado por André Dias é o estudo para construção de um terminal para cruzeiros fluvio-marítmos em Icoaraci.

Também foram anunciadas a previsão de entrega do aeroporto de Salinópolis para o próximo mês de julho, bem como as reformas da orla da praia do Atalaia e de 80 barracas do mesmo balneário. De acordo com o coordenador do Cetur PA, Joy Colares, todas as obras são importantes para impulsionar a atividade turística no Pará. "Evidentemente, todas as obras, incluindo as de saneamento e infraestrutura, são importantes para a cadeia produtiva do turismo, assim como as reformas dos terminais hidroviários do estado", afirmou Joy Colares.

Calendário 2020

Durante a reunião, o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Danilo Soares, apresentou o calendário de atividades do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo, promovido pela Prefeitura de Belém. Uma das propostas do Cetur PA, é que as atividades do Circuito Gastronômico passem de 01 dia para 02 dias, podendo ampliar o número de participantes e o impacto positivo para o turismo interno.

A participação do Cetur PA na 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) foi confirmada durante o encontro. Além da presença confirmada na feira, que ocorrerá entre os dias 03 a 05 de abril, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA pretende realizar, em agosto, o seminário "Turismo no Pará", bem como a realização do Prêmio Estadual de Turismo, no mês de novembro, em parceria com a Abrajet PA.

Texto e Fotos: Cecom Fecomércio PA