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Estudo da Fecomércio PA aponta expectativa de crescimento nas vendas do varejo no mês de maio

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Estudo da Fecomércio PA aponta expectativa de crescimento nas vendas do varejo no mês de maio

10/05/2019 14:31:27

Estudos da Fecomércio PA revelam expectativa positiva para as vendas do comércio varejista no Estado nesse mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado, porém, em patamares moderados e diversificados, que variam de 5% a 7% de crescimento em volume de vendas no Pará, dependendo do item a ser comercializado. A CNC estima para a média do Brasil uma evolução nas vendas de 3,8%, por ocasião do Dia das Mães, considerando os resultados médios de todos os ramos de atividades do comércio varejista.

Na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF - Fecomércio PA/CNC) identificou-se que 56% dos consumidores paraenses pretendem comprar mais em maio deste ano do que em maio de 2018. O Índice ICF registrou variação de 7%, o que significa que haverá aumento na demanda. O otimismo quanto às vendas também é influenciado pela trajetória ascendente que o setor vem apresentando desde 2017, após os declínios ocorridos nos anos anteriores. Em maio de 2017 houve incremento de 4,3% no volume comercializado e em maio de 2018 houve aumento nas vendas de 5,8%. Neste bimestre de 2019 há expansão de 7,2% no varejo ampliado na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além da evolução nos índices do volume de vendas do comércio, quando se constata o retorno dos consumidores às compras, o controle do sistema inflacionário também influencia positivamente, pois mesmo com reajustes pontuais, no geral, não têm havido grandes alterações nos preços. O acumulado do IPCA Belém (IBGE) no trimestre de 2019 é de 1,72%, fator que em certa medida não afasta dos consumidores a intenção de realizar compras e satisfazer o desejo de presentear no mês dedicado às mães. Nesse aspecto, também contribui para motivar a demanda as estratégias por parte dos estabelecimentos comercias, shoppings, galerias etc., inclusive com campanhas especiais, promoções atrativas, sorteios, brindes, jogos, brincadeiras e vantagens comparativas.

Soma-se ainda os investimentos realizados pelo setor em mídias diversificadas, utilização de novos formatos de comunicação, divulgação e atração dos consumidores, assim como intensificação e atualização de tecnologias com formas diferentes de abordagens e conforto no atendimento para uma boa experiência de compra. Ressalta-se que, mesmo sendo uma opção ainda pouco adotada pelos consumidores paraenses, tem havido gradualmente adesão às compras por meio eletrônico por parte de determinados consumidores com perfil específico.      

Entretanto, importante esclarecer que embora deverá haver aumento na demanda por produtos e serviços do setor no mês de maio, não se projeta expressivo crescimento no faturamento, dado que fatores limitadores inibirão grandes volumes de compras com valores elevados, como a lenta recuperação da economia, o nível de endividamento dos consumidores, inadimplência e parcela da renda comprometida com dívidas, taxa de juros elevadas e o desemprego.

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC -FecomércioPA/CNC) registram que no Pará, 50,1% das famílias estão endividadas e, destas, 24,6% estão com contas atrasadas e já comprometeram 27% de seus orçamentos mensais com compras parceladas que efetuaram anteriormente para pagamento por pelo menos 5 meses à frente. Ademais, o saldo entre admitidos e desligados no emprego formal, segundo CAGED, nos meses de janeiro a março de 2019 foi negativo em -6.235 postos de trabalho, tendo sido admitidos no Pará, 64.256 pessoas e desligadas 70.58. Por essas razões que o estudo prevê crescimento nas vendas do comércio varejista no mês das mães, mas com faturamento limitado do setor.

Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica

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