Assessoria Econômica

Home / Notícias / Assessoria Econômica

Assessoria Econômica

Tem como missão subsidiar a presidência, diretoria, conselheiros e sindicatos filiados em suas ações na defesa do setor do comércio do Estado do Pará. Concentra também suas atividades na prestação de serviços e orientação aos empresários-contribuintes sobre os diversos aspectos da política econômica nacional e internacional. Também é responsável pela gestão da AR Fecomércio do Certificado Digital.

A assessoria econômica está organizada em 5 áreas específicas:

I - Conjuntura Econômica:

Análise, interpretação e pareceres sobre as medidas de política econômica;

Orientação sobre alterações nas políticas de preços, monetária, creditícia e salarial;

Elaboração de notas explicativas sobre diversos temas econômicos, como adoção de planos econômicos e suas demais fases;

Avaliação e apresentação das principais variáveis que compõe a conjuntura econômica no comércio nacional e estadual;

II- Estatística:

Atualização monetária de valores;

Reajuste de contratos;

Cálculo dos diversos índices acumulados;

Acompanhamento da evolução dos principais indicadores econômicos/financeiros (INPC, IGP-DI, dólar, salário e outos);

Sistematização de dados econômicos conjunturais;

III - Comércio Exterior

Emissão de Certificados de Origem (Comum, Mercosul e Aladi). A Federação, como entidade habilitada à emissão de certificados de origem, oferece esse serviço aos exportadores e despachantes aduaneiros;

Missões empresariais. A Federação recebe missões empresariais nacionais e internacionais, promovendo encontros de negócios, sempre que solicitada;

IV - Certificação Digital

Serviços obrigatórios para o uso do Certificado Digital:

NF-e Notas Fiscais Eletrônicas (subistituiçãodas notas fiscais comuns modelos A1, pelas notas fiscais eletrônicas).

CERTIFICADOS: e-CNPJ ou NF-e da empresa.

SPED CONTÁBIL - Escrituração Contábil Digital (Trata-se da obrigação em substituir a transmissão em papel dos seguintes livros para o formato digital, tais como: Diário Geral, Diário com Escrituração Resumida, Diário Auxiliar, etc...)

CERTIFICADOS: e-CNPJ A1 e A3

DIPJ-Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.

DACON - Demostrativa de Apuração de Contribuição Fiscais.

CONECTIVIDADE SOCIAL - Canal  Eletrônico CAIXA (FGTS).

DMED - Declaração de Serviços Médicos.

Seviços opcionais para o uso do Certificado Digital

e-CAC - Serviços online no site da Receita Federal.

PROCURAÇÃO ELETRÔNICA - Delegar poderes para pessoa perante a Receita Federal para transações legais.

CONSULTA DE DECLARAÇÕES - Consulta e impressão das declarações de contribuintes.

CONSULTA DE SITUAÇÃO FISCAL DO CONTRIBUINTE - Consulta a situação fiscal das empresas.

REDARF NET - Retificação dos DARFs.

SIMPLES NACIONAL - Acesso aos mesmos serviços do e-CPF Convencional.

CERTIFICADOS DIGITAIS PADRÃO

e-CNPJ PARA EMPRESAS