cnc
sesc
senac

Acordo entre Mercosul e União Europeia pode favorecer economia paraense

Home / Notícias / Acordo entre Mercosul e União Europeia pode favorecer economia paraense

Acordo entre Mercosul e União Europeia pode favorecer economia paraense

09/07/2019 11:36:22

A Fecomércio PA considera que o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia - que propiciará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo -   terá efeito positivo para alguns setores da economia paraense, porém, os impactos não serão imediatos, dado que as reduções, em alguns casos, obedecerão um cronograma com  médio e longo prazos até a conclusão das reduções tarifárias, assim como para entrar em vigor ainda dependerá da aprovação do Parlamento dos países que compõem os dois blocos.

Contudo, é possível indicar alguns benefícios que o acordo pode trazer para a economia paraense. Sendo um estado exportador, a expansão da corrente de comércio, a abertura para um grande número de novos mercados e consumidores (são cerca de 780 milhões de pessoas e concentram 25% da economia mundial) e as estratégias geopolíticas, contribuem para que as exportações – no caso das commodities paraenses, por exemplo, não fiquem na dependência de poucos mercados, caso a China ou outro País trave o mercado, serão maiores as possibilidades de exportação e negociação.

Essa ampliação da pauta de comércio é positiva tanto pelo lado da importação, quanto das exportações, abrindo mais possibilidades de melhorar as trocas comerciais. Setores como o agronegócio, químico e madeireiro, poderão ser beneficiados. Além desses aspectos, os benefícios também serão quanto a aproximação com instituições e cultura e dos países da União Europeia.  Esses contatos podem favorecer as micro e pequenas empresas que terão mais facilidade para fazer contatos com a UE e até buscar novas experiências no mercado internacional.

A eliminação de tarifas de importação para cerca de 90% dos produtos comercializados pelos dois blocos, também trarão benefícios para as importações do Pará, que se refletirá em redução nos custos e ampliação de acessos às tecnologias. A redução nas tarifas de importação terão impactos positivos sobre a competitividade de bens industriais, mas, para isso, no caso do Pará, são necessários investimentos que eleve a industrialização dos produtos paraenses. Como efeitos, oportunizará o acesso às tecnologias e bens intermediários necessários ao processo de produção de bens com valor agregado. Por isso, importante alertar que ao mesmo tempo em que o acordo trará efeitos positivos, também exigirá que o Estado se prepare para enfrentar a competitividade. 

Essas considerações da Fecomércio PA não esgotam o tema, dado que ainda faltam informações para uma avaliação completa e mais consistente sobre os impactos do acordo firmado em 29/06/2019, entre o Mercosul e a União Europeia, dado que não foram apresentadas todas as informações e maiores detalhes.

Texto: Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica Fecomércio PA

Galeria de imagens