O presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sesc e Senac, Sebastião Campos, participou ontem (12), em Brasília (DF), da comitiva de lideranças dos setores produtivos, que participaram da solenidade de assinatura do protocolo de intenções para estudos de viabilidade econômica de implantação e exploração do projeto Ferrovia Pará. A assinatura foi firmada pelo Governador do Pará, Helder Barbalho e pela empresa China Communication Construction Company (CCCCSA).
De acordo com o Governo do Estado do Pará, a cooperação firmada é estimada em R$ 7 bilhões. A Ferrovia Pará pretende ligar o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, aos municípios do sudeste do Pará, como Marabá e Parauapebas e, de lá, até Açailândia, no Maranhão, através da ferrovia Norte e Sul.
Para o Governador Helder Barbalho, a assinatura representa um dos mais importantes projetos de infraestrutura e desenvolvimento do Norte do Brasil. "Com esses investimentos, desenvolveremos a logística e competitividade do Estado, agregação de valor, geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento da região", destacou o Governador.
Sebastião Campos ressaltou a importância da Ferrovia Pará para o escoamento da produção paraense e para tornar os produtos regionais mais competitivos. Prevista para iniciar as obras em 2021, a assinatura do protocolo de intenções contou com a participação da bancada paraense do Congresso Federal, além de autoridades paraenses dos poderes Executivos e Legislativos, Secretários de Estado, bem como dirigentes e representantes do Sistema Fecomércio Pará, Sistema Faepa, Sebrae Pará, entre outros.
Com informações Agência Pará
Crédito: Jailson Sam