cnc
sesc
senac

Fecomércio PA avalia aumento de 10% nas contratações temporárias de final de ano

Home / Notícias / Fecomércio PA avalia aumento de 10% nas contratações temporárias de final de ano

Fecomércio PA avalia aumento de 10% nas contratações temporárias de final de ano

27/11/2019 08:49:01

Para atender o aumento da demanda gerado no último trimestre do ano, os empresários do segmento do comércio de bens, serviços e turismo paraense pretendem realizar novas contratações com o objetivo de encerrar o período com resultados positivos nas vendas. De acordo análise da Fecomércio PA, a intenção dos empresários do segmento é aumentar as equipes de vendas, que nos últimos anos estiveram reduzidas.

Em 2019 as contratações de final de ano devem ser 10% maiores do que as contratações realizadas no ano passado. Apesar do crescimento nas vendas em 2019 estarem abaixo da expectativa que existia no início do ano, os empresários pretendem contratar e estão se programando, planejando e preparando seus estabelecimentos comerciais e de serviços para uma demanda que fará com que todos tenhamos um natal bem melhor do que dos últimos 4 anos, porém, um crescimento aquém do esperado.

A liberação dos recursos extras do FGTS, a taxa de juros básica reduzida ao mais baixo piso histórico (5%) e maior facilidade ao crédito, com prazos mais elástico e inflação controlada, contribuíram para aquecer a demanda do setor, contudo, os problemas estruturais para o setor ainda são muitos e impedem maior expansão nas vendas, como custos operacionais, carga tributária, infraestrutura e logística inadequadas, juros ainda altos, o baixo poder aquisitivo da população, além da alta taxa de desempregados, entre outros fatores.

Contratações

Especificamente sobre as contratações de colaboradores na modalidade de temporários, estas iniciaram gradativamente em outubro e devem se estender até o início de dezembro, pois o ritmo e quantitativo vão depender da magnitude da tendência de evolução da demanda por produtos e serviços. Contudo, é possível sinalizar que deverão ser superiores às realizadas no último trimestre de 2018, não em número expressivo, já que a recuperação da economia ainda é lenta, mas pelos resultados das vendas do comércio consolidadas na pesquisa PMC (IBGE) que indicaram aumento no volume de vendas do comércio varejista ampliado de 5,1% de janeiro a setembro de 2019, comparadas com mesmo período de 2018, a tendência é de crescimento da demanda, logo será necessário contratar mais temporários este ano do que as contratações realizadas em 2018.

Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica

Galeria de imagens