cnc
sesc
senac

Secretário de Turismo apresenta Programa de Desenvolvimento do Turismo na Casa do Comércio

Home / Notícias / Secretário de Turismo apresenta Programa de Desenvolvimento do Turismo na Casa do Comércio

Secretário de Turismo apresenta Programa de Desenvolvimento do Turismo na Casa do Comércio

26/08/2015 00:00:00

O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, recebeu na segunda-feira (24) na Casa do Comércio, a visita do Secretário de Turismo do Estado do Pará, Adenauer Góes, do secretário adjunto da Setur, Joy Colares e do subsecretário adjunto de Turismo, Álvaro Negrão do Espírito Santo. Também participaram do encontro o superintendente da Fecomércio-PA, Walmyr Santos, o superintendente do Sesc Pará, Marcos Cezar Pinho e a coordenadora de desenvolvimento educacional do Senac Pará, Patrízia Chermont Galiza. O encontro serviu para apresentação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que pretende criar condições favoráveis para expansão e melhoria das atividades turísticas no estado do Pará. O Prodetur surgiu na região Nordeste e funciona como um programa de crédito para o setor público, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o presidente da Fecomércio-PA, essa é uma oportunidade para garantir investimentos em infraestrutura e alavancar o potencial turístico do estado do Pará. “Esse financiamento (através do BID) abrange além do turismo, projetos de infraestrutura e saneamento. O projeto já está em andamento e depende apenas da autorização do Ministério da Fazenda”, comentou após a reunião o presidente da Fecomércio-PA. De acordo com a proposta, o financiamento deve chegar a R$ 44 milhões, sendo uma parte garantida pelo BID e outra parte pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Sebastião Campos esclareceu que a primeira etapa do projeto envolve três regiões do estado do Pará, sendo eles o Marajó, Tapajós e a capital Belém. A segunda etapa do projeto envolve as regiões do Xingu, Araguaia e Amazônia Atlântica, que abarca o nordeste do Pará e a região do salgado. “A primeira etapa do projeto que envolve as regiões do Marajó e Tapajós são áreas em que predominam, de alguma forma, a expectativa de turismo em áreas indígenas e quilombolas. Essa é uma visão do BID, que olha com bastante atenção o financiamento para regiões que envolvem áreas indígenas. Por outro lado, o projeto também inclui a preocupação com a questão do meio ambiente e da sustentabilidade”, explicou.

Ainda de acordo com Sebastião Campos, a Fecomércio-PA deve participar do projeto em duas situações, na formação e capacitação de mão de obra, através de cursos de aperfeiçoamento nas áreas de hotelaria e restaurante. Outro ponto do projeto é estimular todos os atores envolvidos, como hotéis, restaurantes e o setor de turismo receptivo. “Nos últimos 10 anos nós não temos visto progresso nas áreas que envolvem o turismo como forma de atividade econômica. Essa ação do Governo do Pará, trabalhando o financiamento através da Prodetur, é uma chance de nós alavancarmos o progresso na área do comércio de bens, serviços e turismo”, conclui o presidente da Fecomércio-PA.

Texto: Adriano Abbade

Fotos: Thiago de Paula