Sindilojas Belém realiza 4° Encontro Empresarial

Home / Notícias / Sindilojas Belém realiza 4° Encontro Empresarial

Sindilojas Belém realiza 4° Encontro Empresarial

05/06/2017 10:53:37

O Sindilojas Belém realizou seu 4° Encontro Empresarial, tendo como convidado o diretor do Procon-PA,  Moysés Bendahan, que palestrou para lojistas, gerentes de lojas, representantes sindicais e convidados. O encontro girou em torno do Código de Defesa do Consumidor, que esclareceu algumas dúvidas na relação vendedor/cliente e sobre as compras feitas com cartão de crédito ou débito, dinheiro ou cheque.

O palestrante Moysés Bendahan elogiou os lojistas, que não estão entre os dez maiores motivos de reclamações do consumidor junto ao Procon, uma prova que os comerciantes e lojistas prezam pelas boas relações com suas clientelas. De acordo com Moysés, as maiores queixas são dirigidas à empresa fornecedora de energia, de telefonia celular, empréstimos fraudulentos, empresa de manutenção e conserto de equipamentos eletrônicos e de serviços diretos.

Um exemplo ilustrativo da relação amistosa se dá quando os clientes entram nas lojas e acabam quebrando um produto qualquer inadvertidamente. Os lojistas, para não se indisporem, deixam por menos e absorvem o prejuízo sem reclamar. Essa é uma regra geral seguida pela maioria.

O diretor do Procon alertou também para encartes e peças publicitárias que trazem o preço de alguma mercadoria destacado de forma errada para menos. Segundo ele, pelo Código de Defesa do Consumidor, a loja tem que praticar o preço do encarte sob pena de receber sanção. O mesmo se aplica na venda de produtos com pequenas avarias, como riscados e amassados. Essa diferença tem de constar na nota fiscal para evitar possíveis reclamações posteriores. Avisos como “Não Aceitamos Cheques ou Cartões” também têm de estar bem à vista do cliente a fim de evitar dissabores.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sindilojas Belém, Joy Colares, apresentou o novo site da entidade, com uma plataforma funcional mais moderna, onde os lojistas podem obter informações trabalhistas, jurídicas, notícias do setor de varejo e acessar a TV Sindilojas, com cursos diretos para formação profissional. Resenhas trabalhistas e notícias gerais serão disponibilizadas semanalmente aos associados.

Fonte: Sindilojas Belém