Home / Notícias / Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA promove reunião de trabalho

14/06/2019 15:07:26

Representantes de entidades e associações que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur PA) da Fecomércio PA, reuniram-se na tarde de ontem (13) na Casa do Comércio. A reunião foi presidida pelo diretor de Turismo da Fecomércio PA e coordenador do Cetur PA, Joy Colares.

Antes de iniciar a reunião, foram empossados três novos conselheiros: Ricardo Braz (Sindiloc); Itamar Silva (Sindilojas Sudeste do Pará) e Ronaldo Martins (Abla). Após a assinatura de posse dos novos membros, a gerente regional do Sebrae Pará, Leda Magno, apresentou as propostas de ações do Projeto "Investe Turismo".

De acordo com a representante do Sebrae Pará, entre as ações planejadas estão a promoção de rotas turísticas com formatação, promoção e divulgação de novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos. Outro ponto destacado no projeto é a preparação dos empreendimentos para atender o consumidor "Phygital", assim como o "Programa Você no Turismo", que fará o mapeamento de empreendimentos e a inserção destes no Google Negócios e Cadastur.

Ainda de acordo com Leda Magno, estão previstas parcerias com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), que compreende a capacitação de 40 empreendimentos. Entre as oficinas ofertadas pelo projeto, destacam-se o workshop de como formar o preço de venda, oficina de mídias sociais e curso de como atender melhor o seu cliente.

Belém cidade criativa da gastronomia

A convite do Cetur PA, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e do Comitê Gestor Belém Cidade Criativa da Amazônia, estiveram presentes na reunião e apresentaram um calendário de atividades que a Prefeitura de Belém pretende promover ao longo do ano.

"No dia 1º de junho nós iniciamos a programação das atividades. O Circuito Gastronômico Mercado Criativo acontece em logradouros públicos, como os mercados municipais. A primeira atividade ocorreu no Mercado Bolonha, que contou com grande adesão da população" - afirmou Manoel Leite, representante da Codem. O evento reuniu música, feira gastronômica e ofertou capacitação aos profissionais do Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha.

Segundo o representante da Codem, o calendário de atividades também inclui a qualificação de associados do Movimento das Mulheres Produtoras das Ilhas de Belém, com sede em Cotijuba, nos dias 25 e 26 de junho. No dia 27 de junho o Circuito Gastronômico será no Mercado de Icoaraci. No dia 06 de julho o Circuito Gastronômico ocorrerá no Mercado de Mosqueiro e, na Ilha do Combu, ocorrerá o 1º Circuito Gastronômico do Combu.

Outra atividade importante para o segmento do turismo paraense é o Encontro Latino Americano das Cidades Criativas. O lançamento está previsto para o dia 19 de setembro. O Encontro Latino Americano das Cidades Criativas ocorrerá entre os dias 03 a 05 de outubro e promoverá um intercâmbio cultural entre as cidades que fazem parte da rede de cidades criativas da América Latina. O evento contará com chefes de cozinha da Bolívia, Peru, México, Panamá, Colômbia, entre outros.

Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA