Home / Notícias / Diretoria da Fecomércio PA discute metas para o Planejamento Estratégico da entidade

02/07/2019 11:52:06

Fortalecer a imagem institucional e as ações de representação, buscando a excelência nas proposições em defesa do segmento de bens, serviços e turismo. Com esse objetivo, a diretoria da Fecomércio Pará deu mais um passo para o aperfeiçoamento e implementação do planejamento estratégico da entidade. A reunião, que ocorreu na segunda-feira (01), na Casa do Comércio, contou com a participação de diretores, do consultor Marinoel Manolo, da assessora econômica, Lúcia Cristina Lisboa, do vice-presidente e coordenador do planejamento estratégico, Alberto Oliveira e foi comandada pelo presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sesc e Senac, Sebastião Campos.

Alinhado ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), o planejamento estratégico da Fecomércio segue os principais eixos que norteiam o desenvolvimento da excelência na gestão das entidades. Entre os pontos discutidos ao longo das reuniões, foram destacados os seguintes eixos: Relações Sindicais, Atuação Gerencial, Comunicação Institucional, Representação, Atuação Legislativa e Produtos e Serviços.

Metas do Planejamento Estratégico

Para o diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belém (Sindata), Felipe Chamma, o apoio e acompanhamento jurídico dos sindicatos é um dos pontos que devem ser fortalecidos pela entidade. "Apesar de nós termos uma assessoria jurídica interna e uma externa, detectamos certa insuficiência no apoio jurídico aos sindicatos. Eventualmente surgem algumas dificuldades, até porque o ambiente em que vivemos hoje muda muito rapidamente. A cada semana o judiciário dá uma definição ou sai uma portaria do Ministério da Fazenda. Nesse sentido, precisamos afinar mais essa relação" - explicou o diretor.

Já no eixo de produtos e serviços, apresentado pelo 3º vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado do Pará (Sinfac PA), José Armando Arruda, o convênio para capitação de recursos foi apontado como uma das metas para o planejamento estratégico da federação. Outro ponto priorizado é a tentativa de retornar, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o projeto de Sites Sindicais e Marketing Associativo.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos de Segurança, Proteção, Higiene e Medicina do Trabalho e Similares do Estado do Pará (Sindepi) e diretor da Fecomércio, Paulo Pinheiro, destacou alguns pontos que serão priorizados no eixo de comunicação institucional. Segundo Paulo Pinheiro, a identidade da marca Sistema Fecomércio Pará deve acompanhar e ter mais destaque nas ações do Sesc e Senac, entidades geridas pela Fecomércio Pará.

Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA