O estudo da Fecomércio PA identifica que o período do Dia dos Pais gera um impacto positivo para mais de 60% das empresas do comércio varejista. O aspecto emocional, a tradição, as estratégias de marketing de vendas são aspectos que estimulam essa demanda. Entre os produtos mais procurados nesse período, podemos destacar vestuários, calçados, artigos esportivos, outros produtos de uso pessoal como perfumaria, cintos, carteiras e, em menor escala, uma parte muito pequena dos consumidores indicaram intenção em presentear com eletroeletrônicos. Também há aquecimento na demanda do setor de alimentos e bebidas, com influencia positiva também em serviços de restaurantes. Em que pese a situação da conjuntura atual, o crescimento nas vendas será moderado, na faixa de 5% a 6%, dependendo do produto.
Na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF - Fecomércio PA /CNC), 53,3% dos consumidores informaram que pretendem comprar mais ou igual ao que adquiriram no ano passado e 41,7% informaram que pretendem comprar menos do que em agosto de 2018. Na sondagem conjuntural da Fecomércio PA, observou-se que cerca de 85% dos consumidores deixaram para comprar os presentes nesta última semana que antecede ao dia dos pais e pretendem gastar em média valores que se situam entre R$ 100,00 a R$ 200,00 (apesar de o pagamento à vista possibilitar em determinado tipo de compra, valores com descontos) grande parte pretende comprar com cartão de crédito, em alguns casos, de forma parcelada.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC - Fecomércio PA/CNC) aferiu que em junho de 2019, 53,4% das famílias estavam endividadas e, destas, 19% estão com contas atrasadas. Esses fatores, associados ao nível de insegurança dos consumidores quanto ao desempenho da economia e reflexos sobre a manutenção do emprego e da renda e uma taxa de desemprego de 11,5% (IBGE), formam um conjunto de fatores que impedem maior crescimento nas vendas do comércio. Essa conjugação de fatores dificultam as vendas do comércio varejista, mesmo em datas importantes como o dia dos pais, apesar de que emotivamente e tradicionalmente, 53% irão presentear. Nesse sentido, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no Pará cresceu 4,7% no período de janeiro a junho de 2019 (PMC).
Texto: Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica Fecomércio PA