CNC e Federações do Comércio defendem unicidade sindical

Home / Notícias / CNC e Federações do Comércio defendem unicidade sindical

CNC e Federações do Comércio defendem unicidade sindical

16/09/2019 11:26:56

Diretores da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) defenderam a unicidade sindical durante a reunião de diretoria da entidade, ocorrida na última quinta-feira (12) no Rio de Janeiro. O tema gerou forte consenso entre as lideranças empresariais do comércio, que defendem a manutenção do sistema confederativo.

De acordo com o vice-presidente da CNC, Valdeci Cavalcante, a forma como está sendo proposta o modelo de pluralidade sindical é prejudicial para a manutenção do sistema confederativo. "O pluralismo sindical existe em alguns dos países mais avançados do mundo, porém, é um pluralismo civilizado, não como estão querendo implantar aqui" - afirmou. O dirigente também lembrou que a adesão do Brasil à Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho, que trata da liberdade sindical, nunca foi ratificado pelo Congresso Nacional.

Prioridade

Uma das recomendações definidas durante a reunião da CNC, é que as lideranças e entidades que compõem o Sistema Comércio devem posicionar-se contra a proposta de pluralismo sindical nos moldes em que está sendo apresentada. “Imaginem o dono de uma empresa, seja indústria ou comércio, tendo que negociar com vários sindicatos, alguns até da mesma categoria. Seria uma torre de babel” - alertou o 1º vice-presidente da CNC.

Segundo Ivo Dall'Acqua Junior, diretor da CNC, esse deve ser um tema prioritário para as entidades que integram o Sistema Comércio. Para o diretor, esse é "o mais importante assunto do ano. Do jeito que está, a proposta simplesmente desmonta o sistema confederativo" - argumentou.

Durante a reunião também foi apresentada uma proposta de campanha institucional para reforçar a imagem e mostrar a extensão e importância da atuação do Sistema CNC, Sesc e Senac para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Com informações CNC